As Fotos Memória de hoje, retratam dois registros fotográficos do Amapá, em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.
Saiba a importância do Amapá, no contexto histórico mundial:
"Os trabalhos de construção
da Base Aérea de Amapá tiveram início em 1941, em obediência ao decreto federal
3462, de 25 de julho de 1941, autorizando a realização de operações de guerra
em solo brasileiro, e ao mesmo tempo autorizando a Panair do Brasil, na época
uma subsidiária da Pan American Airways, para iniciar as obras necessárias à
construção de campos de aviação no Norte e Nordeste do Brasil, e com a
finalidade de permitir a utilização de aeronaves de grande porte mediante as condições
impostas pelo governo norte-americano.
Baseada no artigo I desse
decreto, a Panair do Brasil construiu e aparelhou o Aeroporto de Amapá. O
governo norte-americano tinha também deveres específicos, tais como:
A) Realizar benfeitorias no
aeroporto, ampliando-o para além de mil metros;
B) Preparar piso de modo a
suportar a compressão de grandes aeronaves;
C) Farol rotativo;
D) Luzes para assinalar os
limites dos aeroportos;
E) Holofotes para iluminar
as pistas;
F) Usinas de emergências
para energia elétrica.
Todos os projetos realizados
na Base foram submetidos ao governo brasileiro.
Entre esses constavam
plantas, orçamentos e especificações técnicas. Por sua vez, o Ministério da
Aeronáutica construiu os edifícios para aquartelamento dos contingentes da Força
Aérea Brasileira que passaram a operar nas bases de Belém, Fortaleza, Recife e
Salvador. Também foi de alçada da Aeronáutica a construção de residências para
alojar o pessoal militar não só da FAB, como também da força aérea
norte-americana.
A desapropriação de terrenos
e imóveis na área da Base Aérea, incluindo benfeitorias, foi respaldada pelos
decretos nº 14.431, de 31 de dezembro de 1943. Entre vários colonos, quem mais
perdeu terras foi Assad Antonio Sfair, que teve desapropriada uma área de 6,09 milhões
de m2 “para fins de utilidade publica”.
Entre outros feitos, foram
guarnições da marinha norte-americana que destruíram, na costa do Amapá, vários
submarinos alemães, entre eles o U-590 (em 9 de julho de 1943) e o U-662 (21 de
julho). O U-590 foi comandado pelo 1º tenente Werner Kruel, que antes já havia
torpedeado um submarino americano no dia 4 de julho, perto de Belém.
Quanto ao U-662, este foi
destruído no momento em que a aproximação do comboio T-F 2, que já havia
perdido a posição de lançamento no dia 19. Assim, perseguindo vários mercantes
brasileiros, foi avistado por um avião do Exército americano, no exato momento
em que mergulhava. Dado o alarme, saiu o avião AP-94, da Base Aérea de Amapá,
trocando tiros com o U-662. Aparece o avião americano PYB e, juntos, destroem o
submarino que estava a cem milhas do local.
Em 13 de outubro de 1951 têm
inicio as obras da rodovia que liga a Base Aérea de Amapá ao município de
Calçoene, pela Construtora Carmo Ltda, sob a supervisão do empreiteiro Walter do
Carmo.”
Fonte consultada: Amapá
em Destaque
Disponível em: goo.gl/epCHSS
Fotografias: Reproduções / Acervo fotográfico disponível no site goo.gl/nNB5ju
Fotografias: Reproduções / Acervo fotográfico disponível no site goo.gl/nNB5ju
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