sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Foto Memória do Esporte Amapaense: Onzena do INDEPENDENTE ESPORTE CLUBE

Nossa Foto Memória de hoje, foi postada na página do Santana Esporte Clube, no Facebook, para ilustrar uma homenagem ao Sr. Rubens Albuquerque, ex-diretor do Independente Esporte Clube, recentemente falecido, de calça escura e camisa branca, nas imagens:
A partir da esquerda em pé: Juarez Maués (Treinador), seu Rubens Albuquerque(Diretor), Base, Vasconcelos, Otávio, Fernando, Papagaio e Cabral.
Agachados: Padreco, ?, Astrogessildo, Pretote e Bereca.
A equipe santanense do Independente Esporte Clube, foi fundada em 1962 pelos funcionários da antiga ICOMI. Conhecido popularmente como "Carcará da Vila Maia", o clube é um dos mais antigos do estado e traz nessas mais de cinco décadas de história cinco títulos do Campeonato Amapaense, o bicampeonato do antigo "Copão da Amazônia" e um título do Campeonato Sub-20.
Os funcionários da ICOMI fundaram o Santana Esporte Clube, conhecido como "Canário do Porto" ou "Canário Milionário". Na época, o clube era um dos mais bem estruturados do Amapá, mas apenas os executivos podiam jogar e participar dos treinamentos.
Revoltados pelo fato de não terem acesso a uma atividade desportiva, os trabalhadores da extinta ICOMI decidiram se reunir e fundar um clube, onde os moradores da antiga Vila Maia, atual centro de Santana, também pudessem participar de jogos e torneios.
O primeiro nome dado ao clube foi "Independente do Santana", que era uma forma de mostrar que os trabalhadores tinham um clube e este não estava ligado ao time do Santana e nem à empresa, porém para evitar problemas, o Padre Vitório Galliani sugeriu que o nome fosse Independente Esporte Clube, inspirado em um clube italiano com a mesma denominação.
Após a sua fundação, no ano de 1962, o time começou a disputar oficialmente as competições promovidas pela antiga Federação Amapaense de Desportos. O jogo de estreia foi contra o Guarany Atlético Clube, no antigo estádio do Santana Esporte Clube, onde perdeu por 1 a 0. A primeira cor do uniforme do clube era azul e amarela, mas depois mudou para verde e branco, cores copiadas do extinto time europeu.
O nome "Carcará da Vila Maia" foi dado pelos cronistas da época que comparavam a atuação dos jogadores com a do carcará, espécie de gavião encontrado na região amazônica. Craques amapaenses que se destacaram em outros estados como Bira, Paulinho e Miranda passaram pelo time santanense.
Fonte pesquisada: GloboEsporte.com/Macapá-AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...