quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Memória da Cidade de Macapá: Colégio Amapaense

Essa primeira foto foi encontrada no site www.conradoleiloeiro.com.br.
Trata-se de um raro cartão postal do Colégio Amapaense, nos bons tempos do Território Federal do Amapá.
Em ambas as fotos vemos o Colégio Amapaense, com os dois pavimentos.
Síntese histórica - O Colégio Amapaense foi criado pelo primeiro governador do Amapá Janary Gentil Nunes, através do Decreto territorial nº 49, de 25 de janeiro de 1947. Recebeu inicialmente o nome de Ginásio Amapaense. Iniciou suas atividades em abril do mesmo ano, de forma condicional, até agosto, quando foi autorizado para funcionar pela Seccional do Ensino Secundário do então Ministério de Educação e Saúde, sediada em Belém (Pará), pela Portaria nº 367/47.
A matrícula inicial foi restrita à 1ª e 2ª séries ginasiais, tendo como sede o Grupo Escolar Barão do Rio Branco (Grupo Escolar de Macapá) em caráter temporário até a conclusão de seu prédio (primeiro bloco).
Em 12 de julho de 1950, o Ministério da Educação e Saúde expediu a Portaria nº 244, concedendo equiparação do Ginásio Amapaense, reconhecendo o ensino ministrado com validade para todo o país.
Em 25.01.1952, pelo decreto governamental nº 125/1952, o Ginásio Amapaense passou a se chamar Colégio Amapaense, recebendo alunos do antigo Curso Científico, que passou a receber a nomenclatura de Curso Colegial, correspondente atualmente ao Ensino Médio, funcionando em três turnos.
Em 13 de junho de 1952 passou a funcionar definitivamente em seu prédio próprio, na Av. Iracema Carvão Nunes com a Rua General Rondon, com apenas 9 salas de aula. 
(Texto: Edgar Rodrigues) 
Fonte: Governo do Amapá.

2 comentários:

  1. AO grande mestre ' BENTO GOÉS DE ALMEIDA ',o ano era 1975 , o jogo foi a decisão da primeira olimpíada cinzenta do Colégio Amapaense, e nós do terceiro e quarto ano ginasial disputávamos contra o primeiro ano colegial a final de futebol de salão no ginásio coberto , hoje cognominado Paulo Conrado , uma justa homenagem aquele que foi um grande jornalista e que moru no bairro da favela, foi uma partida emocionante , mas o velho mentrs professor Bento nos disse na prelação: só os fortes podem escrever seu nome neste educandário , e foi o que aconteceu , no instante final da partida peguei a bola e dei um avião no zagueiro que era bastante grande , ou poderia ser um lençou , fiquei de frente com o goleiro , e ele saiu em desespero , fechando tudo , mas para a alegria de nossa torcida que era a maioria , coloquei a bola entre as pernas do enorme goleiro , fazendo assim um gol antológico , e vencemos a partida nos tornando os primeiros campeões da primeira olimpíada cinzenta do Colégio Amapaense , e dedico essa homenagem ao grande professor de Desenho e que era o nosso treinador, BENTO GOÉS DE ALMEIDA , que disse a todos nós:se voces vencerem essa partida escreverão seus nomes nesse educandário, e que por muito tempo morou no bairro da Favela , assim como eu seu aluno. JORGE JACOB QUEIROZ COUTO.

    ResponderExcluir
  2. Lembro desse passado maravilhoso e dos mestres Edézio,Narciso, Balieiro,Raimundo Pantoja Lobo, Quizan e Edgar Tadeu de Matos Tostes.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...