terça-feira, 7 de maio de 2019

Foto Memória da Igreja Católica, em Macapá - São José: devoção em forma de festa

A Paróquia de São José de Macapá, foi criada em 1752. Em 1758 foi lançada a pedra fundamental da Igreja Matriz da cidade. A devoção ao pai adotivo de Jesus, em Macapá, transcende à existência do Templo que leva o nome do santo, inaugurado em 6 de março de 1761.
Segundo matéria editada pelo jornalista Douglas Lima e publicada na Revista Festa de São José, em 2019, não há relatos da realização da Festa de São José de Macapá até 19 de março de 1949, como registra o Livro Tombo da Cúria Diocesana local. Sabe-se, contudo, que, antes dessa data, os festejos ao santo padroeiro ocorriam na Fortaleza de São José.
Foto: Reprodução da Revista Festa de São José 2019
Em 1949, em comemoração ao Dia de São José, houve missas, crismas e procissão saindo da Igreja, percorrendo algumas ruas e voltando para o Templo. As atividades religiosas foram presididas por Dom Aristides Piróvano, o primeiro bispo prelado de Macapá.
Arraial da Festa de São José - Acervo da PMM
A ocorrência do Arraial, que por muito tempo foi chamado de parte profana da Festa de São José, passou a ter registro apenas em 19 de março de 1950, sempre após as missas e procissões, seguindo até 1968, na frente da Igreja Matriz. Mas há relatos de que, em 1953, o Arraial foi no Largo dos Inocentes, atrás do prédio religioso. 
A festa profana de São José durou até 1982, conforme o Livro Tombo, porque a movimentação popular a cada ano se tornava maior, ensejando brigas e arruaças, desfocando assim, a finalidade do evento. Esse problema inclusive forçou a transferência do Arraial para outra data, em 1964.
Foto:  Ano 1946 – Reunião em frente a Igreja de São José.
Em 1973, diz o Livro Tombo da Cúria Diocesana, ”registra-se a tentativa de retorno do antigo arraial, com a participação vultosa da população, com a programação organizada pela Paróquia São José, pois, em 1964, devido ao período quaresmal, as comemorações foram adiadas para 01 de maio, para evitar os festejos profanos do arraial”. Entre as maiores festas em honra ao Padroeiro São José, destaca-se a de 1960, com número recorde de participantes: “Foi de grande volume e agrado para a Igreja, com a demonstração de fé a São José” relata o Livro Tombo, que encerra os seus registros sobre a tradição do famoso Arraial, em 1982, quando a festividade foi estendida de 19 de março a 25 do mesmo mês.
Desde aí, a Festa de São José tem adquirido maior magnitude religiosa a cada ano, atraindo mais fiéis principalmente nas procissões e missas. O macapaense demonstra que tem ímpar afinidade com os pais de Jesus, uma vez que a reverência que faz ao Padroeiro, em março, oferece-a à Maria, por ocasião do Círio, em outubro, desfazendo pouco a pouco a influência secular do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, sobre os moradores da capital amapaense.
Texto de Douglas Lima – jornalista, radialista e editor de revista – publicado originalmente, na íntegra na Revista Festa de São José 2019, editada pela Diocese de Macapá, especialmente adaptado ao blog Porta-Retrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...