quarta-feira, 15 de maio de 2019

Foto Memória de Macapá: Humberto Cruz e família

Nossa Foto Memória de hoje, vem o álbum de recordações do pioneiro Humberto Cruz, que faleceu em Macapá, nesta segunda-feira, dia 13 de maio, em decorrência de uma pneumonia.
O renomado fotografo amapaense, foi clicado em 1966, com a esposa e os filhos bem pequenos, ao lado de sua Lambreta.
Estão nas imagens o pioneiro Humberto Cruz e sua esposa Dina Andrade Cruz. Da esquerda para direita os filhos Betina Andrade Cruz, Suzana Márcia Andrade Cruz, Ana Claudia Andrade Cruz e Humberto Mauro Andrade Cruz.
Dona Dina Andrade Cruz, tem 80 anos e está bem de saúde.
Humberto Cruz era um profissional do tempo do “retrato”.
Irmão de outro ícone da fotografia amapaense, o pioneiro Guilherme Cruz, que prestou muitos serviços fotográficos ao povo do Amapá, juntamente com a valorosa equipe do Foto Cruz.
Isso ainda sem contar com outros nomes de peso na arte fotográfica, que são seus contemporâneos: Alberto, Paulo e Isaac Uchôa, Fernando Leite, Osmar Neri Marinho, Marino Cruz, Horácio Marinho, Toru Onuka, Chico Terra, além de Johnny Sena, Floriano Lima e muitos outros.
Humberto Cruz foi durante vários anos fotógrafo oficial de vários governadores que pelo Amapá passaram. Foi o primeiro a fazer cobertura de casamentos, batizados e festas particulares para a sociedade amapaense na década de 50. Seus serviços bastante solicitados, e seu profissionalismo se tornaram referência na arte de fotografar.

MEMÓRIA AFETIVA: A LAMBRETA

Ela também fez parte da história de vida de Humberto Cruz, pois foi seu primeiro transporte individual. E como ele, muitos amapaenses aderiram suas locomoções a esse veículo rápido, prático, confortável e econômico, aliada à boa estabilidade devido ao baixo centro de gravidade proporcionado pelo motor próximo à roda traseira.
Sabe-se que a Lambreta surgiu na Europa, no ano de 1946, em plena Segunda Guerra Mundial. Ela nasceu de uma catástrofe e se transformou em um dos veículos mais populares na Itália. Em meio às destruições causadas pela guerra, uma fábrica de tubos de aço foi alvo de um ataque e acabou sendo destruída.
O dono dessa fábrica, Ferdinando Innocenti, tinha a intenção de reconstruir a sua fábrica e se deu conta que precisava construir um meio de transporte barato e seguro para os Italianos. Innocenti percebeu que o veículo não poderia consumir muita gasolina, algo que estava escasso no país que enfrentava uma guerra. Então Ferdinando se uniu à um engenheiro Pierlugi Torre e começam a idealizar o projeto da Lambreta.
Em 1947 a lambreta começou a ser produzida, a sua primeira versão foi chamada de Modelo Um e possuía 123 cilindradas e conseguia andar por 33 quilômetros com apenas um litro de gasolina, esse foi o ponto forte da lambreta, a sua economia no gasto de combustível.
No Brasil a Lambreta foi o primeiro veículo nacional a ser produzida em série. Teve início como Lambretta do Brasil S.A – Indústrias Mecânicas, no ano de 1955. A produção aconteceu de 1955 até 1960, em seu auge 50.000 por ano eram fabricadas. Foram lançados vários modelos e o último lançado foi o LI que tinha o câmbio de quatro marchas e foi o mais produzido no Brasil.
Com informações do Portal Educação

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