sábado, 3 de agosto de 2019

Foto Memória de Macapá: Time de adolescentes da Macapá antigas

Esta é outra pérola da memória amapaense, compartilhada pelo amigo João Silva, na Rede Social, em junho próximo passado. É mais uma relíquia do Baú de Lembranças dele.
Trata-se de uma foto tirada no antigo Largo da Matriz sem as calçadas, jardins, bancas de revista, lanchonetes; sem a estátua de Cabralzinho e a pedra de manganês que se vê nos dias de hoje.” O registro “é de 1952, e o time que nela aparece disputava os certames de futebol organizados pelos padres do PIME, ligados, portanto, à Prelazia de Macapá, onde nasceu o Juventus Esporte Clube. Além dos adolescentes da Casa dos Padres, a foto mostra aspectos da cidade antiga dos anos 50, confira...
Na época em que foi feita a foto, o João Silva tinha 6 anos de idade e eu apenas 4; nossa dificuldade foi identificar todos os atletas da foto histórica. Mesmo consultando alguns amigos de mais idade, não obtivemos muito sucesso. Olhando com uma certa acuidade, é possível arriscar  alguns prováveis nomes: O primeiro, em pé, da esquerda para direita, está parecido com o Amujacy Borges de Alencar; O João Silva acha que o segundo agachado, no mesmo sentido, pode ser o Manduca, filho do Pedro Boliva; o quarto agachado parece muito com o Silvio Del Castillo, (o que também concordo) e o goleiro, sem dúvida alguma, era o saudoso Osélio Silva, (meio deitado) que virou lutador e faleceu recentemente.
O registro histórico das imagens, remonta ao tempo do Padre Júlio Maria Lombard. João acrescenta que Seu Duca Serra, pai dele, que nasceu em 1912 e faleceu com 97 anos, contava que no casarão ( ao fundo) ao lado da igreja, Padre Júlio instalou farmácia, cinema, consultório dentário e escola de música; formou também, uma Banda de Música em que, dentre outros amapaenses, José Serra e Silva ( Zeca Serra) e o mestre Zacharias Leite tocavam clarinete. O nome da banda era "Filarmônica São José".
Nosso amigo José Façanha que também colabora na identificação - reconheceu os três do centro, agachados: Bianor Andrade, Mário Barata e um Del Castilho, no caso o professor Silvio. Confirma também, em pé, os dois extremas: Amujacy e Roxinho (a confirmar). O último agachado, ao lado do professor Silvio, está me parecendo o professor Donato dos Santos.
Foi só o que conseguimos, até aqui.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...