sábado, 31 de agosto de 2019

Fotos Memória de Macapá: Gráfica São José

Hoje trago novamente ao Porta-Retrato duas fotos históricas das artes gráficas no Amapá. 
No primeiro registro, autoridades e convidados apreciam a nova impressora da Gráfica São José.
Entre outros Dom Aristides Piróvano, 1º Bispo Prelado de Macapá (de costas) em conversa com Dr. Mário de Medeiros Barbosa.
Ao fundo da imagem, atrás da máquina, conversando com duas mulheres, Sr. Alamiro Rodrigues de Souza que por muitos anos foi Diretor da Gráfica São José, e por trás dele o Prof. Mário Quirino da Silva.
Na lateral esquerda, de óculos, junto à parede está a Professora Predicanda Amorim Lopes, pioneira da educação no Amapá, e a primeira diretora da Escola Normal de Macapá.
Na foto seguinte, vemos e Padre Jorge Basile e a equipe de funcionários da Gráfica São José.
A partir da esquerda junto à parede estão:
Os 5 primeiros: Chicão, Zé das Graças, Raimundo Nazaré, Pintado e Orlando.
Os 9 mais abaixo: Pimentel (Baleia), Jorge, Nego, Canela, Fio, Esmaelino, Jeconias Araújo, Jô (servente) e o Padre Jorge Basile.
O sentado é o Zé Maria.
A gráfica São José, funcionou inicialmente na parte debaixo do prédio da antiga Prelazia de Macapá, na Rua São José, ao lado da igreja Matriz. Após o fechamento da Rádio Educadora São José ela ocupou o prédio da emissora, na Rua Leopoldo Machado, até ser desativada. A área foi vendida a um novo proprietário que optou por sua demolição. No local funciona um depósito com venda de materiais para a construção civil.
Fotos de Arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...