quarta-feira, 14 de abril de 2021

FOTO MEMÓRIA DA CIDADE: SENHORAS PIONEIRAS DE MACAPÁ

Essa Foto Memória hoje, nos permite fazer uma merecida homenagem à cinco senhoras pioneiras da cidade de Macapá.

A partir da esquerda, vemos nas imagens: Dona Janiva de Menezes Nery (Nini), viúva do pioneiro Walter Batista Nery. Ela é mãe dos amigos Cléia, Célio, Carmem, Carlos e Conceição continua em Macapá, morando no mesmo endereço. Seu Walter, faleceu em 2 de abril de 2014.

Ao lado da Dona Nini temos a senhora Palmira Mendes Coutinho, filha do casal João de Azevedo Coutinho e Sophia Mendes Coutinho, irmã da prof. Guíta e da Dona Ninita  (Eglantina Mendes Coutinho de Assis), esposa do comerciante João Vieira de Assis, dono do Elite Bar.

A família sempre morou no casarão que ficava situado na esquina da Avenida General Gurjão com a Rua São José, considerado na época, o prédio particular mais bonito da velha cidade de Macapá.

A terceira na sequência, é Dona Iracema Menezes Coutinho ( Cici ),  esposa do  Sr. José Mendes Coutinho, ambos falecidos.

Em seguida, vem a Sra. Raimunda Mendes Coutinho ( Guíta ), uma pioneira do magistério amapaense. Exerceu a atividade de professora no Grupo Escolar de Macapá, (embrião do Grupo Escolar Barão do Rio Branco), no período de 1944/1949.

Ela mesmo comentava, que “Guíta”, foi um apelido carinhoso que seus familiares, amigos e alunos lhe deram.

Professora “Guíta” se sentia honrada de fazer parte do grupo de pioneiras, entre as quais as professoras Acinê Garcia Lopes de Souza, Maria Lúcia Brasil, Oneide Medeiros, Julieta Borges, Graziela Reis de Souza, Aracy de Mont'Alverne, Esther Virgolino, Predicanda Amorim Lopes, Annie Viana, Risalva Amaral e muitas outras que contribuíram com o progresso do Amapá. Ela faleceu dia 4 de novembro de 1998.

A última à direita da foto, é a senhora Dulcinéia Teixeira de Lemos, esposa do radialista Dorival Nunes de Lemos, o “Amazonas Tapajós", emblemático locutor da Rádio Difusora de Macapá.

A foto histórica foi compartilhada na internet, pela amiga Sabrina Coutinho, filha do nosso amigo José Maria Coutinho (Cutia). Muito grato!

Fonte: Memorial Amapá (Facebook)

Um comentário:

  1. Recordar é viver, obrigada pelo seu belíssimo trabalho em divulgar essa imagem, meu coração si encheu de alegria em ver minha mãezinha Palmira e minhas tias.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...