sábado, 17 de abril de 2021

Memória da Macapá de Outrora: Dona Palmira Mendes Coutinho

Mais uma pessoa da família Coutinho, compartilha com o blog Porta-Retrato-Macapá, outras fotos do baú de lembranças de pioneiros de Macapá.

Agora foi Sophia Coutinho, que nos enviou registros históricos de sua mãe Palmira Mendes Coutinho.

Nossa homenageada Dona Palmira, uma amapaense da gema, nascida no centro histórico de Macapá, no dia 15 de janeiro de 1914, na residência de seus pais D. Sophia Mendes Coutinho e João de Azevedo Coutinho sobrinho,... 
...aquele prédio (que infelizmente foi demolido), situado na esquina da Avenida General Gurjão com a Rua São José, considerado à época, o prédio particular mais bonito da Macapá de outrora.

Era irmã da prof. Guíta.

Dona Palmira, estudou em colégio das freiras, trabalhou como professora de alfabetização dando aula em uma das salas do antigo casarão da família; tempos depois trabalhou na residência do então governador Janary Gentil Nunes.

Após o falecimento de seu pai João de Azevedo Coutinho, ela mudou-se para o interior do Pará, para o terreno chamado Tambaqui, onde lá trabalhou com olaria (fábrica de tijolos), extrativismo de madeira e palmito, tornando-se uma grande comerciante; mulher de fibra e de bom coração,  nunca se casou, porém, contou com a parceria do sr. Francisco Negrão Figueiredo que a ajudava na administração dos negócios.  Em 1961 aos 47 anos, adotou um filho e deu o nome de João Sérgio Coutinho Figueiredo; tempos depois comprou uma residência em Macapá.

Dona Palmira era uma pessoa conceituada e bastante conhecida na pequena comunidade amapaense.

Devido sua amizade de longas datas com o governador Janary Gentil Nunes, o mesmo resolveu homenagear o avô paterno de Dona Palmira, colocando o nome dele na rua onde ela havia comprado sua residência: Av Mateus de Azevedo Coutinho. Ela dividia seu tempo entre Macapá e seus negócios no interior. Em 1979 aos 65 anos, adotou uma filha e deu-lhe o nome de Sophia Coutinho Figueiredo.

Como a idade foi chegando e os problemas de saúde surgindo, foi impedida pelos médicos, de viajar de barco e voltou a morar somente em Macapá onde viveu até os 97 anos.

Dona Palmira faleceu dia 18 de junho de 2011. Causa de sua morte: septicemia (infecção em determinadas partes do corpo).

Sophia Coutinho, se refere com gratidão à sua mãe: “minha mãe foi um anjo em nossas vidas, abriu mão da vida confortável que tinha no interior para voltar à cidade e trazer os filhos para estudar. Obrigada, por homenageá-la”.

NOTA DO EDITOR:

O blog Porta-Retrato, agradece a colaboração e a boa vontade da Sophia, que nos municiou de informações e fotos raríssimas e inéditas dessa figura maravilhosa que tivemos a felicidade de conhecer, que foi Dona Palmira. Uma senhora carismática e devota fervorosa de São José.

Mesmo com pouca idade, à época, tive a felicidade e a honra de conhecer também Dona Sophia Mendes Coutinho, mãe de Dona Palmira, e avó da nossa colaboradora, Sophia.

(João Lázaro) 

(Última atualização às 14h30m, do dia 18/04/2021)

2 comentários:

  1. Grata a você João Lázaro pela homenagen feita a minha mãe Palmira

    ResponderExcluir
  2. Dona Palmira e seu Chico Figueiredo foram nossos Vizinhos no Interior , Eram Grandes Comerciantes ,Tinham um Terreno Imenso , Começava do tambaqui Onde era sua Casa e fazia divisas com Rio Vierinha onde Moravamos..Bem Lembrando , parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...