quarta-feira, 28 de abril de 2021

FOTO MEMÓRIA DA NATAÇÃO AMAPAENSE: TRAVESSIA DA BAIA DO GUAJARÁ

Foto de 1966, tirada em Macapá, na cabeça do Trapiche Eliezer Levy, mostra imagens do treinamento dos peixinhos do Amapá para Primeira Travessia da Baía do Guajará, em Belém do Pará.

Foi postada na Rede Social pelo veterano atleta Raimundo Nonato Souza.

No registro histórico vemos a partir da esquerda: Domingos Ferreira, Edielson Bandeira, Arlindo Nonato, Valdeci Barbosa, Umbelino Lobato (falecido) e Nonato Souza (16 anos), técnico Adonias Trajano.

Os nadadores posam sobre uma balsa do Governo do Amapá.

Observa-se ao fundo a frente da cidade vendo-se a Fortaleza de São José de Macapá, a entrada do Igarapé da Fortaleza e o velho Estaleiro Territorial.

Bons tempos em que o Amapá brilhava em todas as competições que participava!

Fonte: Facebook

Foto: Nonato Souza (Arquivo pessoal)

3 comentários:

  1. O registro é muito importante para a história da natação Amapaense, tive a satisfação de participar desta 1ª (19ª colocação) e da 2ª (21ª colocação). A 1ª travessia ocorreu em 01-maio-1966 tendo como campeão o nadador Claudio Fernandes Bastos do clube náutico atlético Cearense. A 2ª travessia ocorreu em 07-maio-1967 tendo como campeão o nadador Norio Ohata, representante do Corintians de SP, com o tempo de 1 hora e 5 minutos para uma distância total de nado de 5300m. Em 1970 o campeão foi o nadador Carlos Reimão do clube do Remo de Belém Pará. Em 1971 o campeão foi Ronaldo Viegas da Tuna Luso Brasileira de Belém com o tempo de 1hora e 28 minutos, a vencedora feminina foi a nadadora Renee Carrapatoso com o tempo de 1h e 30 minutos; estou pesquisando o campeão de 1968, a campeã foi a nadadora Eliana Bastos em 01-maio-1968, do clube náutico atlético Cearense. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima foi feito por mim: Heraldo Amoras, desculpe.

    ResponderExcluir
  3. O nosso saudoso amigo e nadador Umbelino Palheta foi o 3º colocado na 2ª travessia da baia de guajará e quando cheguei já nas últimas nosso Umbelino já estava descansado e dando entrevistas para a imprensa, lembro como hoje a cena. O Amapá foi berço de grandes campeões como estes nadadores da foto acima, eu sempre fui fã deles e gostava de participar e por isso sempre digo aos amigos quando faço alguma palestra: nunca desista, participe e seja vencedor contra voce mesmo, tentar sempre, faz bem para a saúde.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...