terça-feira, 6 de abril de 2021

Memória das Telecomunicações no Amapá – Inauguração da RADIONAL

 Os serviços de comunicações telefônicas da Rádio Internacional do Brasil, foram inaugurados em Macapá, em 1º de junho de 1951.

A RADIONAL, constituiu-se na primeira estação de telecomunicações do Território Federal do Amapá, criada no Governo Janary Nunes.

Era uma estação radiotelegráfica, que permitia comunicação à distância por meio de rádio frequência, tanto por telégrafo (código morse) como ligações via telefone, com bastante interferências e qualidade bastante precária.

Os equipamentos foram montados em uma das casas construídas pelo Governo do antigo Território do Amapá para os funcionários da Administração Territorial, na Av. Mendonca Furtado canto com a Rua General Rondon, imóvel que depois foi repassado para a FUNAI, no Centro de Macapá.

O Desenhista Diniz Botelho - filho do professor Diniz Botelho, Secretário do Colégio Amapaense - que residia bem ao lado, lembra que no quintal da Radional haviam duas pequenas casas, uma era a de força/luz e a outra armazenava o combustível. Tinha, também, uma caixa d'agua com cisterna.

Nossa Foto Memória de hoje, registra o momento histórico em que o governador Janary Nunes, quando, da cabine da RADIONAL, em Macapá, mantinha conversação com o Sr. Negrão de Lima, Ministro da Justiça, inaugurando o serviço radiotelefônico.

Nessa outra foto dos anos 60, temos a imagem de 3 pioneiros, servidores - Manoel Baleeiro, Lourenço e Remy Barros - funcionários da área técnico-operacional da antiga RADIONAL.

A RADIONAL de Macapá, funcionou de 1951 até 1964, quando foi desativada pelo governo militar.

Fonte: Revista do Amapá nº 11 - junho de 1951

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...