terça-feira, 19 de julho de 2022

MEMÓRIA DA COMÉRCIO AMAPAENSE: CASA MORAES

CASA MORAES: UM SORTIDÃO QUE MARCOU ÉPOCA NA ANTIGA DOCA DA FORTALEZA

Casa Moraes - pintura com pigmentos de betume da judeia sobre tela, do artista plástico, Miguel Arcanjo - acervo da família Cardoso.

Por: Wanke Do Carmo

Fundada em março de 1959 pelo senhor Antônio Moraes Cardoso ( Seu Antonico ), juntamente com a sua esposa, Augusta Pereira Cardoso, casal proveniente de Breves-PA.

A Casa Moraes localizava-se na antiga doca da Fortaleza de São José, que muitos chamavam de "beira", quase encostada em suas seculares muralhas.

O estabelecimento era uma festa para os olhos pela variedade de gêneros alimentícios e produtos diversos espalhados por todo seu interior e área externa. O forte da casa eram os secos e molhados que incluía o tradicional Jabá em fardo (charque), açúcar, café,  feijão, tabaco em rolo, manteiga em latões, o mel de cana em pote de Abaetetuba-PA, coberto com folha de sororoca, e o delicioso mapará seco de Cametá-PA. Era local de encontro dos embarcadiços e canoeiros que depois de uma longa viagem de barco ou nas valentes canoas à vela, provenientes das ilhas do Pará, faziam sua confraternização regada com a velha e boa cachaça Alvorada, aquela do rótulo com um galo colorido. Outros famosos frequentadores foram os briosos guardas territoriais que saídos do plantão na Fortaleza de São José, aproveitavam para tomar um delicioso caldo de cana acompanhado de uma saborosa donzela (biscoito de trigo com açúcar cristal). Aos clientes mais chegados do seu Antonico era ofertado um molhe de tabaco para ser mascado ou fumado de acordo com o gosto do freguês. O crediário aos clientes de confiança era anotado no famoso caderninho de despesas e compras, era uma espécie de cartão de crédito da mercearia mais popular da antiga doca da Fortaleza nos idos dos anos 60 e 70.

Ainda eram ofertados os artigos de caça e pesca: malhadeiras, anzóis, querosene, lamparina, farol para embarcações e corda de sisal.

À época do Carnaval, os sócios do memorável Saci Clube, que depois virou Círculo Militar, paravam na Casa Moraes com seu Antonico para fazer o "aquecimento" com a saborosa batida de limão.

Um dos grandes orgulhos do seu Antônio Moraes (Antonico) era falar aos amigos que criou e formou os 10 filhos, entre eles advogados, professores e administradores, com a renda proveniente desse pioneiro estabelecimento que marcou época na Macapá do tempo do TFA. Boas lembranças do comércio pioneiro da nossa cidade.

Nota do Editor

Nas fotos que ilustram essa matéria, podemos ver claramente, em tomada aérea e posições diferentes, o local exato onde ficava situada a Casa Moraes, à beira do Igarapé da Fortaleza, bem próximo ao baluarte São José, que nos dias de hoje, fica voltado para à agência do Banco do Brasil.

Via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...