domingo, 24 de julho de 2022

MEMÓRIAS DA MACAPÁ DE OUTRORA: NOVE SENHORAS MAIS ELEGANTES DE MACAPÁ

Esta foto (s/data) publicada na Rede Social por Wanke do Carmo, compartilhada pela Luz Marina Côrtes, filha do ex-prefeito de Macapá, João de Oliveira Côrtes (em memória), retrata as Nove Mais Elegantes Damas de Macapá à época. Eram apresentadas em um glamuroso baile, ou no Aeroclube ou Círculo Militar de Macapá, dois icônicos clubes de outrora.

Conseguimos identificar - com ajuda de pessoas amigas -  a maioria das senhoras que estão nas imagens, nesse evento realizado no Aeroclube de Macapá em companhia do saudoso jornalista, colunista social e desportista, Wilson Sena.

A partir da esquerda: Senhoras Guiomar Monteiro, Doralice Houat, Iracy Alcântara, Líbia Bessa de Castro, ao meio jornalista Wilson Sena; depois Sra. Alayna Côrtes; as duas ao lado dela não conseguimos identificar; depois Sra. Helita do Carmo e na ponta, à direita, Sra. Jacqueline Houat.

Dona Guiomar - esposo Luiz Monteiro (em memória)
Sra. Doralice Houat - esposo Abdalla Houat (em memória)
Sra. Iracy Alcântara - esposo Dr. Iacy Alcântara (em memória)
Dona Líbia Bessa de Castro - esposo - Genésio Antônio de Castro (em memória)
Sra. Alayna Cortes - esposo Capitão João de Oliveira Côrtes (em memória) - foi prefeito nomeado do Municipio de Macapá, no período de maio de 1969 a 31 de julho de 1972. (Wikipédia)
Sra. Helita do Carmo - esposo Walter do Carmo (em memória)
Sra. Jaqueline Houat - esposo Stephan Houat (em memória)

Foto: Luz Marina Côrtes (Arquivo Pessoal)
Via Facebook

2 comentários:

  1. Poxa!!! Que delicia, parabéns pela inicitiva. Morei em Macapá na década de 60 exatamente nessa casa mostrada por você em frente a loja LEÃO DO NORTE.

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Minha bisavó, Nair, era irmã do ex-prefeito João de Oliveira Cortes. Há mais alguma informação biográfica sobre ele? O lugar de nascimento, ano, a tragetória dele? Pelo o que a minha família diz, sei que ele era baiano e da marinha, mas não sei muito mais do que isso.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...