terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Igreja Matriz: O Monumento mais antigo da Cidade

(Reprodução)
Clique na imagem para ampliá-la
Ano 1910 - A Igreja de São José de Macapá é um marco histórico.
Observem que só existia uma porta de entrada e nas laterais também não existiam saídas.
Esta igreja foi iniciada em 1752, seis anos antes da criação oficial da Vila de São José de Macapá.
Resumo histórico: A origem da igreja está ligada à origem da própria Vila de São José de Macapá, fundada pelo então governador da capitania do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, em 1785.
Estabelecida a Vila, ao mesmo tempo foi criada a paróquia do mesmo nome, pelo bispo Frei Miguel de Bulhões e lançada sua pedra fundamental, pelo primeiro vigário da paróquia Pe. Ângelo de Moraes. As plantas da igreja foram traçadas pelo sargento-mor Manoel Pereira de Abreu e aprovadas pelo engenheiro Antonio José Landi, que acompanhava o governador da capitania, em seus trabalhos de demarcação do espaço português, na região.
A inauguração da igreja foi em 06 de março de 1761 e sua construção é um exemplo do estilo de arquitetura que os jesuítas trouxeram da Europa, ainda no século XVI.
Algumas modificações, na estrutura do prédio, foram realizadas após a chegada dos padres do PIME, em 1948.
A localização da igreja está no que seus antigos moradores chamam de "beco do formigueiro", pois, na época em que Macapá era apenas um povoado, lá existia um imenso formigueiro.
(Fonte:
Amapá-Net)
(Repaginado em 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...