quinta-feira, 3 de março de 2011

O velho sobrado da praça da Matriz

(Reprodução/Acervo Leão Zagury)
Clique na foto para ampliá-la
Esta foto rara do antigo prédio localizado na esquina da Av. Mário Cruz com a rua Cândido Mendes, na Praça Veiga Cabral, me foi gentilmente enviada, via e-mail, pelo amigo Leão Zagury.
(Reprodução/Acervo Sarah Zagury)
Clique na foto para ampliá-la
E esta outra me foi enviada recentemente, também via e-mail, pela amiga Sarah Zagury, irmã do Leão.
Por ser muito antiga, solicitei que o próprio Leão resumisse para o blog a história daquele patrimônio histórico da cidade de Macapá.
E ele descreveu assim:
“Inicialmente naquele prédio funcionou a Sorveteria Central, dirigida pelo meu Tio Natan Pecher e por minha avó Sarah e quem preparava os sorvetes era um funcionário chamado Biló (as fotos são dessa época). Em seguida passou a funcionar a Farmácia Zagury, gerenciada pelo Hernani Guedes que após algum tempo resolveu montar sua própria. A seguir passou a funcionar a agência da Cruzeiro do Sul dirigida pelo meu Tio Moisés e gerenciada pelo Laurindo Banha. O sobrado sempre foi a residência da minha avó paterna Sarah Roffé Zagury com quem morou o Tio Moisés quando solteiro e lá permaneceu após o casamento e a morte da vovó Sarah.”
----------------------------------------------------------------------------------
Nota do Editor:
a) O Tio Natan a quem Leão se refere em seu texto, era o “seu” Natan que também foi proprietário do “Café Continental” que localizava-se na rua São José, entre as avenidas Presidente Vargas e Coriolano Jucá;
b) Hernany Guedes hoje é proprietário da Farmácia Cristo Rei, na Praça Veiga Cabral;
c) Laurindo Banha, após a extinção da Cruzeiro do Sul e o fechamento da Casa Leão do Norte, filiou-se à antiga ARENA (Aliança Renovadora Nacional)  e foi um dos 9 vereadores  pelo Município de Macapá, nomeados em 1970.
Links relacionados:
"Seu" Banha
"Seu" Hernani
Casa Leão do Norte
(Repaginado em 2011)

(Foto: Reprodução/Aloísio Cantuária)
Clique na foto para ampliá-la
O amigo Aloisio Cantuária nos envia - via e-mail - sua contribuição ao blog, para que seja feita a comparação: o velho sobrado da Praça da Matriz, hoje.
“Quando estive em Macapá, na segunda quinzena de janeiro, registrei algumas imagens. Entre elas, o velho sobrado, no estado em que hoje se encontra.”
Segundo ele “a foto é recente, do dia 28 de janeiro de 2011. Não sei o que funciona hoje no prédio. Minha lembrança do prédio é do tempo em que ali funcionou a agência da Cruzeiro do Sul. Sem saudosismos, dá pra perceber que perdeu o encanto”.(Aloisio Cantuária).
(Última atualização dia 3/3/2011, às 21h)

Um comentário:

  1. Frequentava muito este sobrado quando lá ainda moravam tio Moysés e tia Raquel. Há (ou havia) um aprazível terraço nos fundos com vista para o rio.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...