(Reprodução de livro)
Clique a foto para ampliá-la
A professora Maria Carmelita do Carmo é uma das Pioneiras da Educação no Amapá.
Natural da cidade de Anizadá, no Estado do Ceará, onde nasceu em 22 de junho de 1915, filha de Luiz do Carmo Filho e de D. Olintha Tavares do Carmo.
Carmelita estudou o antigo curso primário e o 1º grau normal no Instituto Nossa Senhora de Lourdes, na vila de Icoaraci no Estado do Pará, diplomando-se professora, em 1943.
Ingressou no quadro de funcionários do Governo do Amapá, no dia 14 de janeiro de 1944, designada para a Escola Rural de Monte Alegre. Fez cursos de Direção de Escolas Primárias; de Psicopedagogia; de Noções de Nutrição; de Matemática Moderna e de Educação Rural. Assumiu vários cargos: foi a primeira Diretora do antigo Grupo Escolar Alexandre Vaz Tavares; do Grupo Escolar Barão do Rio Branco; do Grupo Escolar São José; chefe da equipe técnica de visita às escolas do interior, atuando no Oiapoque, Serra do Navio, Amapá e Mazagão.
Carmelita recebeu o título de cidadã de Macapá e dezenas de elogios por sua atuação na educação do Amapá.
Não casou e, ao se aposentar, retornou para Icoaraci no Pará.
Hoje – falecida – a professora Maria Carmelita do Carmo, continua na memória de todos os seus ex-alunos e antigos moradores do Amapá.
(Fonte: Texto e foto extraídos do livro Personagens Ilustres do Amapá Vol.III, de Coaracy Barbosa - não impresso - via APES)
A querida Professora CARMELITA era vizinha
ResponderExcluirA querida Professora Carmelita era amiga de meus pais Veridiano Souza e Andaoa Cherfen de Souza, de quem, também herdei essa amizade. Foi ela quem me colocou no jardim de infância na Escola Paroquial São José e me trazia presentes quando voltava de suas viagens de férias. Nunca esqueci. Ela faleceu em Macapá. Vitória Cherfen de Souza, em 12.05.2023.
ResponderExcluir