quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pioneiro da Saúde do Amapá: Dr. Antônio Tancredi

Filho de emigrantes italianos, o pioneiro Antônio Tancredi nasceu em Belém do Pará no dia 15 de maio de 1923.
(Foto: Reprodução de livro)
Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Pará em 1947. A convite do Governo do Território, assumiu a Chefia do Posto de Saúde do Município de Oiapoque em 1948. Também trabalhou no Posto Médico do Município de Amapá. Em 1951 integrou o corpo clínico do Hospital Geral de Macapá onde se destacou nas especialidades de radiologia, clínica geral e cirurgia. Foi Secretário de Saúde de 1967 a 1972. Além de exímio médico, Antônio Tancredi fez da medicina um verdadeiro sacerdócio, revelando em todos os seus atos um paternal espírito conciliador, altruístico (dedicado aos outros - solidário) e ético. Era casado com D. Delfina Gomes Correa, filha do pecuarisra Cel. Arlindo Eduardo Correa, com quem teve os filhos José (físico), Tânia médica), Arlindo (administrador) e Leda (arquiteta).
Após sofrer um infarto do miocárdio em 1972, aposentou-se precocemente e voltou a residir em Belém-PA, onde veio a falecer em 19 de setembro de 1996.
(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. 1, de Coaracy Barbosa - edição 1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...