sábado, 9 de abril de 2011

O Pioneiro Mair Naftaly Bemerguy

(Foto: Reprodução de livro)
Filho de um dos mais antigos comerciantes de Belém do Pará, Sr. Naftali Mair Bermeguy e Sra. Ester Zagury Bemerguy, nascido em 19 de maio de 1926.
Estudou no Colégio Amapaense e fez parte da primeira turma de alunos concluintes do curso ginasial em 1950 e formou-se Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio do Amapá em 1954.
Participou da fundação do Grêmio Cívico e Literário "Rui Barbosa", do Colégio Amapaense, com os colegas José Ramos Conceição, Ieda Alcântara, Ubiracy Picanço, Ivone Oliveira, José Ribamar Cavalcante, Antônio Nelson Abrãao, Alceu Paulo Ramos, Raimundo Barata, Mário Quirino da Silva, Kleber Santiago e Hamilton Silva; sócio fundador do Esporte Clube Macapá, teve uma atuação destacada durante a escolha das cores e símbolos. apresentando sua proposta que saiu vencedora.
Foi presidente,  diretor e conselheiro do clube durante mais de 35 anos.
Na vida profissional exerceu funções estacadas, entre elas a de Chefe de Gabinete do Governador Amílcar Pereira; Chefe da Divisão de Geografia e Estatística; Assessor do Deputado Amílcar Pereira e outras chefias de setores no governo do Território.
Passou em concurso público para o quadro de técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, chegando ao cargo de Delegado.
Casouse com D. Helena Aben-Athar Bemerguy e dessa união nasceram Esther, Ruben, Marcelo e Amélia; após sua aposentadoria, conseguiu a representação da Loteria Esportiva, transferindo-a posteriormente a terceiros.
Mair Bemerguy faleceu no dia 19 de julho de 1989, deixando pesarosos seus familiares e um grande número de amigos.
(Dados biográficos e foto extraídos do livro Personagens Ilustres do Amapá, vol. I - edição de 1997 do jornalista e historiador Coaracy Barbosa)

2 comentários:

  1. Que bom João que você lembrou do Mair.Era meu primo paterno que casou com a minha prima materna.Sarah

    ResponderExcluir
  2. Tive a grata satisfação de conhecer Mair Bemerguy e sua esposa dona Helena. Era os anos de 77 quando se será a inauguração da Caixa Econômica Federal, ali na Irecema Carvão Nunes e eu exercia a função de caixa executivo da agência junto com uma colega de nome Socorro. Nessa época o Sr. Mair estava em plena atividade na sua Casa Lotérica,localizada na Av Fab, nos fundos da Caixa. Lembro-me quando ele chegava sempre acompanhado de dona Helena para depositar a arrecadação diária de sua lotérica, ele vinha sempre comigo e por esse fato nos tornamos grandes amigos, a ponto de sempre visitar a sua Casa, na qual morava uma moça de nome Alice, filha de criação do casal, muito minha Amiga. Conheci seus filhos ainda jovens, em particular o Ruben, de quem me tornei muito amigo, devido essa aproximação com seus pais. Lembro que dona Helena tinha uma loja de confecções muito bonita e sortida ao lado da casa onde moravam ali na Av Ernestino Borges, quase em frente da Caesa. Depois trabalhei uns 4 anos pelo interior do Pará e no meu retorno à CEF do Amapá eis que encontro o meu amigo Mair com sua esposa, foi uma grande satisfação ao me ver, mas notei que estava muito abatido em sua aparência física e dona me Helena me contou que ele tivera um problema sério de saúde, mas que estava se recuperando. Da minha parte também foi uma grande satisfação rever o meu grande amigo.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...