segunda-feira, 4 de abril de 2011

João Batista Travassos de Arruda: Mais um grande Pioneiro do Amapá

(Foto: Reprodução de livro)
O Sr. João Batista Travassos de Arruda é um dos Pioneiros de Macapá.
Natural de Belém-PA, onde nasceu em 6 de julho de 1919, filho do 2º-tenente da Polícia Militar, José Victor Travassos de Arruda e de D. Maria Avelino Arruda.
Estudou no Ginásio Paraense e no Colégio Moderno, diplomando-se em Contabilidade.
Serviu à pátria no Corpo de Fuzileiros Navais, e quando deu baixa, transferiu-se para Macapá - capital do então Território do Amapá - convidado pelo Governador Janary Gentil Nunes para trabalhar no Amapá.
Após ser contratado, João Arruda assumiu a chefia da Usina de Força e Luz de Macapá em 1952. Em 1953 foi nomeado para o cargo de diretor da Divisão de Produção; foi também, Chefe da Seção de Pessoal e Material do Serviço de Administração-GeralSAG; durante sua passagem pelo SAG chefiou todos os setores de atividades, os departamentos e as divisões, respondendo pela diretoria.
(Foto: Reprodução/Arquivo)
Merecedor da confiança do governador foi nomeado Prefeito Municipal de Mazagão e respondeu pela Prefeitura Municipal de Macapá de fevereiro a março de 1963(foto). Exerceu o cargo de assistente de direção da Superintendência de Valorização Econômica da Amazônia – SPVEA; representou o Amapá na Escola Brasileira de Administração Pública – DASP quando participou do referido curso; fundou o Aero Clube de Macapá onde exerceu o cargo de diretor financeiro e o Clube Social e Desportivo Vera Cruz no município de Amapá; desportista praticante de box fez algumas exibições em Macapá, enfrentando lutadores de Belém. João Arruda casou-se com a professora Maria Ruth Moura de Arruda com quem teve os filhos: João Victor, Ana Maria, Sérgio Benedito, Ana Lúcia, Eliana Maria e Ana Carla. Aposentou-se em 30 de março de 1964 e fundou a Associação dos Aposentados do Amapá radicados em Belém-PA. A postura do João Arruda foi de um homem sério, disciplinador, competente, eficiente e bondoso pela sua formação exotérica.
João Batista Travassos de Arruda - um dos personagens importantes do Amapá.
(Fonte: Texto e foto extraídos do livro "Personagens Ilustres do Amapá vol III", de Coaracy Barbosa, não impresso. Copia em PDF via APES.)
(Clique na foto para ler melhor)
Nota do blog: Citação histórica: Durante minha fase de jovem, estudante, tive a felicidade e o privilégio de passar raros momentos em conversa com o Sr. João Batista:
O Sérgio Benedito, que aparece entre os filhos do casal João e Dona Maria Ruth era o engenheiro Sérgio Arruda(foto ao lado), que teve seu nome perpetuado na ponte sobre o Canal do Jandiá, único elo de ligação com a Zona Norte da cidade, em Macapá.
Particularmente, eu estive, (aí pelos anos 60), em inúmeros momentos na casa do Sr. João Arruda.
Além das atividades que ele desempenhava, já citadas na biografia, "seu" João adotava como hobby cultural, a filatelia - (estudo e coleção de selos postais) e que tinha um interesse muito grande em divulgar este aprasível hobby entre os jovens amigos de Sérgio. Graças a isso, tive a felicidade de conhecer e manusear a riquíssima e organizada coleção filatélica do Sr. João Batista Travassos de Arruda. Com a ajuda e o incentivo dele, ainda cheguei a ensaiar uns primeiros passos nesse mundo fascinante da filatelia, mas que optei por trocá-lo pelo radialismo.(João Lázaro)

Um comentário:

  1. Boa noite. Meu pai José Bedê trabalho na Icomi no Amapá. Ele procura notícias de um engenheiro de minas, catarinense de Itajaí, que ele supostamente crê que o nome seja João Batista. Se souber de algum conhecido daquela época agradeço. Email bedecarlos@gmail.com

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...