quinta-feira, 14 de abril de 2011

Professora Pioneira: Lucimar Brabo Alves

(Foto: Reprodução de livro)

A professora Lucimar Brabo Alves - Pioneira da Educação no Amapá - nasceu na cidade de vigia, Estado do Pará, no dia 19 de julho de 1930. Seus pais, o comerciante Ricardo Macedo e a Sra. Raimunda Bastos Brabo eram pessoas bem conceituadas na cidade e isso facilitou para que sua filha Lucimar fizesse o terceiro grau, formando-se Administradora. Chegou ao Amapá em agosto de 1951, envolvida pelas informações do trabalho desenvolvido pelo Governador Janary Nunes e de imediato se integrou ao seu programa, ingressando no quadro de professores do governo do Amapá. Nessa função, lecionou nas escolas de Campina Grande, Porto do Céu, Fazendinha II, Grupo Escolar Alexandre Vaz Tavares, Instituto de Educação Santa Bartoloméa Capitaneo, Coaracy Nunes e Ginásio Feminino, hoje E.Estadual Santina Rioli, conquistando a admiração das comunidades onde serviu e se destacando entre as grandes mestras do Amapá. Foi nomeada para o cargo de Diretora do Pessoal da Secretaria de Administração e, em 1972, foi indicada e mereceu a aprovação para o cargo de Pró-Reitora de Administração da UNIFAP. Sua vida social foi sempre ligada aos programas escolares da juventude e a de seu esposo Domingos de Nazaré Alves com quem casou no dia 27 de abril de 1957 e com quem teve os filhos: Raimundo Nonato, Alda Lúcia, Domingos Sérgio, Carmem Lúcia, Paulo Sérgio, Mauro Henrique, José Maria e Maria José. Na vida esportiva, acompanhou o esposo, destacado jogador de futebol do Amapá Clube conhecido por ― "Caboco" Alves.
Professora Lucimar Brabo Alves aposentou-se no ano de 1983, depois de uma trajetória brilhante de 32 anos dedicados à educação de uma geração que fez o Amapá se destacar no cenário nacional.
A ilustre mestra faleceu, aos 81 anos, em Belém do Pará, no dia 13 de setembro de 2011. (atualizado em 14.09.2011)
(Fonte: Texto e foto extraídos do livro Personagens Ilustres do Amapá Vol.III, de Coaracy Barbosa - não impresso - via APES)

4 comentários:

  1. Profa. Lucimar foi minha vizinha e seus filhos meus amigos. Uma grande muher que todos nós admiramos.
    Um abraço ao Raimundinho e ao Sérgio, meus amigos de infância. Quando estive em Macapá, em jan/2011, encontrei com o Sérgio.
    Abraços,
    Carneiro.

    ResponderExcluir
  2. Profª LUCIMAR e prima de meu Pai o Sr. ARI BRABO DA SILVA, por ironia do destino acredito; hoje,29/07/2011, mas precisamente às 18:33h esta procurando alguns amigos e esta maravilha chamada intert me revelou a brilhante trajetória vitoriosa desta mulher, que sem sombra de dúvida, como tantos outras, faz parte do contexto histório do Estado do Amapá. Fico muito feliz por ter tido a oportunidade de conhecer sua trajetório. SERGIO DA SILVA BRABO(SUI),vigiense, seu sobrinho.Endereço eletrônico(sergiobrabo46@gmail.com.

    ResponderExcluir
  3. Oi , foi minha prof no IETA , que bom relembrar

    ResponderExcluir
  4. Prezados,

    Sou neto desta mulher maravilhosa. Venho dar uma notícia pesarosa, pela saudade que ela deixará: Minha querida avó, Lucimar Brabo Alves, deixou este plano, na data de hoje 13/09/2011, às 06:00, em Belém-PA, ao lutar por 2 meses contra um câncer a levou de volta ao plano espiritual, com uma vida de exemplos e deixando o dever cumprido com sua família e com a sociedade. A data em que ela nos deixou é curiosa pelo que representa: É aniversário do Estado do Amapá que ela ajudou a construir, e aniversário de sua filha Alda Lúcia, que ela trouxe a este mundo.
    Minha vozinha querida, eu amo muito a senhora. Fique com Deus. Em breve nos reencontraremos.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...