sexta-feira, 15 de abril de 2011

Professora Pioneira: Predicanda Amorim Lopes

(Foto: Reprodução de livro)
A Professora Predicanda Carneiro de Amorim Lopes - Pioneira da Educação no Amapá - nasceu na cidade de Belém, Estado do Pará no dia 20 de agosto de 1908, filha de Olinto José Gonçalves de Amorim e de Julieta Carneiro de Amorim. Formou-se normalista em 1928 e casou-se com o senhor Lourenço Monteiro Lopes com o qual teve os filhos Nazaré, José Maria, Ana Lúcia e Benedito José. Foi nomeada em 19 de fevereiro de 1929 para substituir a professora adjunta na primeira escola elementar feminina do grupo escolar de Soure-PA; serviu na escola complementar feminina do grupo escolar Barão do Rio Branco em Soure; transferida para a escola elementar masculina do grupo escolar José Veríssimo; serviu como professora adjunta no grupo escolar Arthur Bernardes e foi nomeada para o cargo em comissão de professora do grupo escolar de Igarapé Mirim; nomeada para exercer o cargo em comissão de diretora do referido estabelecimento onde serviu até 30 de dezembro de 1940, quando voltou a sua antiga função no grupo escolar José Veríssimo; designado seu retorno para o Igarapé Mirim em 25 de maio de 1941 e por ato do Diretor da Educação do Pará foi designada para exercer o cargo de Diretora do Grupo escolar do interior. Por despacho do interventor do Estado do Pará de 2 de dezembro de 1946 foi removida para o Território Federal do Amapá, atendendo solicitaçào do governador do Amapá Janary Gentil Nunes e nomeada professora primária e Pré-Primária da Divisão de Educação com atuação no Instituto de Educação. Predicanda recebeu a missão de viajar a Belém, Estado do Pará para acompanhar as professoras normalistas contratadas pelo governo do Amapá; participou de toda a programação didática da escola normal; assessorou o Diretor de Educação na execução do programa de merenda escolar; exerceu os cargos de Secretária e Diretora da Escola Normal. Predicanda era uma professora competente, educada, inteligente e disciplinadora. Exigia perfeição em tudo que fazia. Mesmo com essas características, ela era dócil e tratava suas colegas com respeito e amizade. Aposentou-se no ano de 1961 e veio a falecer no dia 9 de agosto de 1982, com 74 anos de idade. O governador Arthur de Azevedo Henning determinou a construção da Escola Predicanda Amorim Lopes em sua homenagem, inaugurada no dia 9 de agosto de 1976 através do Decreto nº 7 034/76-TFA e reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação pela resolução nº 099/2000-CEE de 18 de setembro de 2000. A data comemorativa da Escola é 20 de agosto, dia do aniversário natalício da homenageada.
(Fonte: Texto e foto extraídos do livro Personagens Ilustres do Amapá Vol.III, de Coaracy Barbosa - não impresso - via APES)

2 comentários:

  1. Como localizo este livro citado na referência/

    ResponderExcluir
  2. Seu João lázaro, o senhor poderia publicar sobre as professoras de religião que lecionava na Escola predicanda lopes em 1988?

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...