sexta-feira, 15 de abril de 2011

Professora Pioneira: Predicanda Amorim Lopes

(Foto: Reprodução de livro)
A Professora Predicanda Carneiro de Amorim Lopes - Pioneira da Educação no Amapá - nasceu na cidade de Belém, Estado do Pará no dia 20 de agosto de 1908, filha de Olinto José Gonçalves de Amorim e de Julieta Carneiro de Amorim. Formou-se normalista em 1928 e casou-se com o senhor Lourenço Monteiro Lopes com o qual teve os filhos Nazaré, José Maria, Ana Lúcia e Benedito José. Foi nomeada em 19 de fevereiro de 1929 para substituir a professora adjunta na primeira escola elementar feminina do grupo escolar de Soure-PA; serviu na escola complementar feminina do grupo escolar Barão do Rio Branco em Soure; transferida para a escola elementar masculina do grupo escolar José Veríssimo; serviu como professora adjunta no grupo escolar Arthur Bernardes e foi nomeada para o cargo em comissão de professora do grupo escolar de Igarapé Mirim; nomeada para exercer o cargo em comissão de diretora do referido estabelecimento onde serviu até 30 de dezembro de 1940, quando voltou a sua antiga função no grupo escolar José Veríssimo; designado seu retorno para o Igarapé Mirim em 25 de maio de 1941 e por ato do Diretor da Educação do Pará foi designada para exercer o cargo de Diretora do Grupo escolar do interior. Por despacho do interventor do Estado do Pará de 2 de dezembro de 1946 foi removida para o Território Federal do Amapá, atendendo solicitaçào do governador do Amapá Janary Gentil Nunes e nomeada professora primária e Pré-Primária da Divisão de Educação com atuação no Instituto de Educação. Predicanda recebeu a missão de viajar a Belém, Estado do Pará para acompanhar as professoras normalistas contratadas pelo governo do Amapá; participou de toda a programação didática da escola normal; assessorou o Diretor de Educação na execução do programa de merenda escolar; exerceu os cargos de Secretária e Diretora da Escola Normal. Predicanda era uma professora competente, educada, inteligente e disciplinadora. Exigia perfeição em tudo que fazia. Mesmo com essas características, ela era dócil e tratava suas colegas com respeito e amizade. Aposentou-se no ano de 1961 e veio a falecer no dia 9 de agosto de 1982, com 74 anos de idade. O governador Arthur de Azevedo Henning determinou a construção da Escola Predicanda Amorim Lopes em sua homenagem, inaugurada no dia 9 de agosto de 1976 através do Decreto nº 7 034/76-TFA e reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação pela resolução nº 099/2000-CEE de 18 de setembro de 2000. A data comemorativa da Escola é 20 de agosto, dia do aniversário natalício da homenageada.
(Fonte: Texto e foto extraídos do livro Personagens Ilustres do Amapá Vol.III, de Coaracy Barbosa - não impresso - via APES)

2 comentários:

  1. Como localizo este livro citado na referência/

    ResponderExcluir
  2. Seu João lázaro, o senhor poderia publicar sobre as professoras de religião que lecionava na Escola predicanda lopes em 1988?

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESCOTEIRO DO AMAPÁ

Nos primeiros anos do Território Federal do Amapá , os tradicionais desfiles cívicos eram realizados na Praça Barão do Rio Branco , um dos ...