quarta-feira, 13 de abril de 2011

Professora Pioneira: Maria Carmelita do Carmo

(Reprodução de livro)
Clique a foto para ampliá-la
A professora Maria Carmelita do Carmo é uma das Pioneiras da Educação no Amapá.
Natural da cidade de Anizadá, no Estado do Ceará, onde nasceu em 22 de junho de 1915, filha de Luiz do Carmo Filho e de D. Olintha Tavares do Carmo.
Carmelita estudou o antigo curso primário e o 1º grau normal no Instituto Nossa Senhora de Lourdes, na vila de Icoaraci no Estado do Pará, diplomando-se professora, em 1943.
Ingressou no quadro de funcionários do Governo do Amapá, no dia 14 de janeiro de 1944, designada para a Escola Rural de Monte Alegre. Fez cursos de Direção de Escolas Primárias; de Psicopedagogia; de Noções de Nutrição; de Matemática Moderna e de Educação Rural. Assumiu vários cargos: foi a primeira Diretora do antigo Grupo Escolar Alexandre Vaz Tavares; do Grupo Escolar Barão do Rio Branco; do Grupo Escolar São José; chefe da equipe técnica de visita às escolas do interior, atuando no Oiapoque, Serra do Navio, Amapá e Mazagão.
Carmelita recebeu o título de cidadã de Macapá e dezenas de elogios por sua atuação na educação do Amapá.
Não casou e, ao se aposentar, retornou para Icoaraci no Pará.
Hoje – falecida – a professora Maria Carmelita do Carmo, continua na memória de todos os seus ex-alunos e antigos moradores do Amapá.
(Fonte: Texto e foto extraídos do livro Personagens Ilustres do Amapá Vol.III, de Coaracy Barbosa - não impresso - via APES)

2 comentários:

  1. A querida Professora CARMELITA era vizinha

    ResponderExcluir
  2. A querida Professora Carmelita era amiga de meus pais Veridiano Souza e Andaoa Cherfen de Souza, de quem, também herdei essa amizade. Foi ela quem me colocou no jardim de infância na Escola Paroquial São José e me trazia presentes quando voltava de suas viagens de férias. Nunca esqueci. Ela faleceu em Macapá. Vitória Cherfen de Souza, em 12.05.2023.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESCOTEIRO DO AMAPÁ

Nos primeiros anos do Território Federal do Amapá , os tradicionais desfiles cívicos eram realizados na Praça Barão do Rio Branco , um dos ...