sábado, 31 de outubro de 2020

Foto Memória de Macapá: 1º Debate público sobre a transformação do Território Federal do Amapá em Estado

Por Nilson Montoril de Araújo (*)

UM DIA NA HISTÓRIA - “Em 31 de OUTUBRO de 1963, tendo como local o Salão de Recreio da Piscina Territorial, realizava-se à noite, em Macapá, o 1º Debate público sobre a transformação do Território Federal do Amapá em Estado. O evento contou com a promoção do governo territorial, cujo mandatário era o Coronel Terêncio Furtado de Mendonça Porto, em parceria com o Movimento Popular Pró-Estado, capitaneado por Pauxy Nunes e Clóvis Pena Teixeira. A pretensão da transformação começou em 1946, quando uma nova Constituição estava sendo elaborada para o Brasil, mas não vingou. Esta questão está bem explicada no livro "Mosaicos da Realidade Amapaense", lançado em 1979 pelo ex-governador Pauxy Gentil Nunes. A análise apresenta pontos interessantes e inquestionáveis: 1-"a situação jurídica humana do Amapá Território era absurda e anacrônica, constituindo-se causa e origem dos males que viciam a própria estrutura da organização político-administrativa em que vivemos". 2-"Por que os valores regionais se autodestroem, fazendo papel ingênuo de instrumento de divisionismo e de conflitos irracionais, quando poderiam se unir, para a continuidade, solidariedade, associação, expansão e desenvolvimento em um estado mais perfeito?”

(*) Administrador, professor, historiador, pesquisador, radialista e atual (2020) Presidente da Academia Amapaense de Letras.

Pauxy Gentil Nunes - que era irmão do 1º Governador do Amapá, Janary Gentil Nunes - assumiu a direção do Território Federal do Amapá de 14 de fevereiro de 1958 até fevereiro de 1961.

Ele aparece nas imagens, em solenidade pública defendendo a transformação do Território do Amapá em Estado. À sua direita, com o microfone da Rádio Difusora vemos o Dorival Nunes de Lemos, o famoso Amazonas Tapajós, um dos pioneiros da radiofonia amapaense.

Atrás, da esq. para a direita, o Cartorário Jacy Barata Jucá (roupa branca, à esquerda da foto, mãos entrelaçadas sobre a barriga), ao lado o Dr. Aurélio Távora Buarque (só a cabeça) Promotor Público  , em Macapá; Dr. Amílcar da Silva Pereira; empresário e desportista Jarbas Ferreira Gato (camisa listada) e à direita Dr. João Teles, Promotor Público.

Fonte: Facebook

(Post reeditado e repaginado em 31 de outubro de 2020)

4 comentários:

  1. Oi amigão! Esse boa pinta de camisa listada e óculos no bolso, é meu padrinho Jarbas Ferreira Gato, torcedor fanático do Botafogo e do meu querido Amapá Clube. Bom final de semana e boa vitória do Brasil na segunda feira.Milton Sapiranga Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton...
    Não havia conhecido o amigo Jarbas Gato.
    Obrigado, já o encluí na legenda.
    Bom fim de semana pra você e todos os seus também e até segunda.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de incrementar mais os comentários desta foto. Vê-se o Sr. Jacy Jucá, dono do cartório que ainda leva seu nome e em 63 novamente prefeito de Macapá; Dr. Aurélio Buarque, Juiz do Municipio de Amapá; Dr. Milcar Pereira, deputado federal e o Dr. João Telles,na época, Secretário Geral do governo, como já falei, espécie de vice-governador. Resta o Gato. O que ele faz aí, quase na frente das autoridades. Como disse uma pessoa, até onde me lembro, o Gato era policial, ganhou na loteria do Pará e tornou-se empresário. A única explicação é saber que solenidade era essa. Quem souber que nos dê uma luz.

    ResponderExcluir
  4. Onde se lê Dr. Milcar, leia-se Dr. Amilcar da S. Pereira, deputado federal, eleito em 58 pelo PSD.

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...