sábado, 12 de junho de 2010

Praça São Sebastião

(Reprodução)

Clique na imagem para ampliá-la

Ano 1910 - O outro lado da Praça São Sebastião, atual Praça Veiga Cabral.

2 comentários:

  1. Olá, João:
    A foto é de 1910, bem diferente da atualidade. Mas tenho a impressão que se trata de um trecho da av. Presidente Vargas, do lado onde existiu, posteriormente, a loja Casas Pernambucanas. Nesse caso, a casa da esquina, à esquerda, seria futuramente o Elite Bar, depois Gato Azul. Vamos ver se alguém ajuda a esclarecer.
    Outra coisa: existe uma foto, tirada da São José que mostra o outro lado da praça, pela Cândido Mendes, com as mangueiras no meio da rua (depois derrubadas). Esta foto está num painel sobre Macapá no Museu Joaquim Caetano da Silva. Tomara que alguém faça sua postagem. Obrigado.
    Aloisio Cantuária.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aluisio...
    Realmente esse lado da praça ficava onde depois passou a Av. Presidente Vargas (na era do Terrotório) onde tinham nesse perímetro o comércio do "seu" Pitaíca (Sr. Clodóvio Antônio Coelho), no canto da Rua São José; a Central de Polícia; Lojas Pernambucanas, Sapataria Santo Antônio (do Sr. Mundoca Bezerra) e algumas residências de antigos moradores.
    Quanto à foto a que vc se refere - que está no museu - eu a conheço mas ainda não consegui uma cópia para digitalizar e postar aqui.
    Mas estou lembrado de todas as mangueiras que existiam em volta da Praça Veiga Cabral e que ficavam no meio das ruas, tanto do lado da Candido Mendes como da São José.
    Vamos aguardar outros depoimentos.
    Obrigado.
    grande abraço

    ResponderExcluir

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...