domingo, 13 de junho de 2010

Coroinhas no Altar-mor da Matriz

(Reprodução/Acervo da Diocese de Macapá)

Clique na foto pala ampliá-la e visualizar melhor

Ano 1958 - Coroinhas no Altar-mor da Igreja Matriz de São José de Macapá.
Eu também fiz parte dessa turma de Coroinhas(só que não estou nesta foto) no tempo em que a missa era rezada em Latim e o celebrante ficava de costas para o público.
A maioria dos fiéis não sabia o significado daquelas palavras que respondiam, (decoradas) mecanicamente.
Observem - nas paredes entre o altar - os quadros do padre Lino Simonelli, que retratam o talento artístico e a beleza de umas passagens bíblicas.
Do lado esquerdo de quem entra está o quadro "Os Desterrados ou Fuga para o Egito", retratando a Família Sagrada fugindo sobre o burrinho; à direita de quem entra , o quadro de "São José Carpinteiro e o Menino Jesus". Pe. Lino Simonelli chegou ao Amapá em 1948.
Por favor me ajudenm a completar a legenda da foto, conforme a numeração de cada um:
1 -
2 -
3 -
4 - meu amigo Lindoval Souza - servidor do ex-Território Federal do Amapá, hoje aposentado do magistério amapaense - reside em Fortaleza CE.
5 - Pe. Ângelo Biraghi
6 - meu amigo Domingão - Domingos Araújo Maciel - trabalhou comigo na área comercial das Rádios Difusora e Educadora São José.
7 -
8 -
9 -
10 -
11 - conheço mas não lembro o nome
12 -
13 -
14 -
15 - está me parecendo o Guara Lacerda, ex-atleta do Juventus Esporte Clube e irmão da professora Elcy Rodrigues Lacerda. (a mesma homenageada póstuma com o nome na Biblioteca Pública).
16 -
17 -
(não consegui identificar os demais)

Um comentário:

  1. João,o de nº 17 é o Ciro Penafor que na época
    era seminarista.
    Vou usar uma expressão que não gosto: "se não estou enganado", o n°8 é uma pessoa que anos depois adquiriu grande projeção politica no Estado, chegando ao ápice do poder.
    Amigo, grande abraço.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESCOTEIRO DO AMAPÁ

Nos primeiros anos do Território Federal do Amapá , os tradicionais desfiles cívicos eram realizados na Praça Barão do Rio Branco , um dos ...