domingo, 13 de junho de 2010

Coroinhas no Altar-mor da Matriz

(Reprodução/Acervo da Diocese de Macapá)

Clique na foto pala ampliá-la e visualizar melhor

Ano 1958 - Coroinhas no Altar-mor da Igreja Matriz de São José de Macapá.
Eu também fiz parte dessa turma de Coroinhas(só que não estou nesta foto) no tempo em que a missa era rezada em Latim e o celebrante ficava de costas para o público.
A maioria dos fiéis não sabia o significado daquelas palavras que respondiam, (decoradas) mecanicamente.
Observem - nas paredes entre o altar - os quadros do padre Lino Simonelli, que retratam o talento artístico e a beleza de umas passagens bíblicas.
Do lado esquerdo de quem entra está o quadro "Os Desterrados ou Fuga para o Egito", retratando a Família Sagrada fugindo sobre o burrinho; à direita de quem entra , o quadro de "São José Carpinteiro e o Menino Jesus". Pe. Lino Simonelli chegou ao Amapá em 1948.
Por favor me ajudenm a completar a legenda da foto, conforme a numeração de cada um:
1 -
2 -
3 -
4 - meu amigo Lindoval Souza - servidor do ex-Território Federal do Amapá, hoje aposentado do magistério amapaense - reside em Fortaleza CE.
5 - Pe. Ângelo Biraghi
6 - meu amigo Domingão - Domingos Araújo Maciel - trabalhou comigo na área comercial das Rádios Difusora e Educadora São José.
7 -
8 -
9 -
10 -
11 - conheço mas não lembro o nome
12 -
13 -
14 -
15 - está me parecendo o Guara Lacerda, ex-atleta do Juventus Esporte Clube e irmão da professora Elcy Rodrigues Lacerda. (a mesma homenageada póstuma com o nome na Biblioteca Pública).
16 -
17 -
(não consegui identificar os demais)

Um comentário:

  1. João,o de nº 17 é o Ciro Penafor que na época
    era seminarista.
    Vou usar uma expressão que não gosto: "se não estou enganado", o n°8 é uma pessoa que anos depois adquiriu grande projeção politica no Estado, chegando ao ápice do poder.
    Amigo, grande abraço.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...