sexta-feira, 4 de junho de 2010

Asfaltamento da Rua Cãndido Mendes

(Reprodução)

Clique na imagem para ampliá-la.

Ano 1960 - Conclusão do asfaltamento da Rua Cândido Mendes. Foto tirada de frente ao antigo Rei da Roupa, de Olinto Ponciano Lima e Mário, na confluência com a Av. Antonio Coelho de Carvalho, às proximidades do Mercado Central. Vemos ainda o prédio da antiga Casa Belém, tendo em frente a Casa Beiruth N'America, já na confluência com a Av. Coaracy Nunes.

3 comentários:

  1. João, olhando hoje a Rua Cândido Mendes, asfaltada, larga e de tráfego intenso, volto-me para os anos 50 quando percorríamos aquela artéria sobre pontes de um lado e de outro. Em 1958, na gestão do prefeito Heitor Picanço, foi assinado um convênio entre o governador Pauxy Nunes e a ICOMI para aterrar a nossa principal via comercial. Lembro-me muito bem: o serviço foi executado pelas máquinas de terraplenagem imensas cedidas pela empresa de mineração. Segundo babado que correu na época, em troca desse trabalho, a Icomi deixaria de recolher, por certo tempo, os royalties devido pela exploração do manganês. Nesta época, esse imposto ia para os cofres do Governo Federal. E o nosso Amapá continuou pobre, apesar de sua imensa riqueza que por fim esgotou-se.

    ResponderExcluir
  2. Ok Lindoval, me lembro disso mesmo.
    Obrigado pelos seus depoimentos.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Curiosamente, naquela época já existiam os postes com as características 'atuais' naquela rua.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...