terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O saudoso Padre Caetano Maiello

(Foto: Reprodução/Album de família/Hélida Pennafort)
(Foto extraida do Blog da Hélida - filha do Jornalista Hélio Pennafort)
Pe. Caetano Maiello nasceu na cidade italiana de Bolzano, em 1 de outubro de 1942, entrou no instituto em Ducenta e fez seu juramento perpétuo em 24 de junho de 1950, sendo ordenado padre em Nápoles no dia 12 de agosto de 1951.
Depois de sua ordenação lecionou várias disciplinas em Aversa e Ducenta e foi redator da revista "Venga il Tuo Regno". Finalmente, no dia 04 de outubro de 1959 chegou a Macapá, um ano depois foi chamado pelos superiores e voltou à Itália trabalhando em Nápoles como animador missionário, mais no ano de 1972 retornou ao Brasil.
No Amapá, padre Gaetano Maiello fez muito pela comunicação; foi o primeiro diretor da Rádio Educadora uma das pioneiras do Estado. Em 2005 padre Gaetano Maiello retornou para Itália, devido a vários incômodos físicos, ficou muito doente e teve seu agravado. Na tentativa de um tratamento mais adequado foi transferido para Rancio di Lecco mais não resistiu e acabou por sucumbir a um Infarto. No dia 07 de janeiro foi celebrada uma missa em Rancio, para sufragar a sua alma, em seguida seus restos mortais foram transportados a Ducenta onde foi realizado o enterro.
Foram muitos os trabalhos realizados por ele no estado principalmente na área da comunicação, tendo sido diretor da Voz Católica, jornal de circulação semanal que existia na época. Era considerado o jornalista da Igreja, trabalhando acompanhado por padre Jorge Basille.
Pe. Caetano Maiello faleceu na casa PIME de Rancio di Lecco, Itália, no dia 05 de janeiro de 2009. Ele completaria no dia 06 de fevereiro, 80 anos de idade. (Cristiane Mareco - Jornal do Dia)
Fonte: blog Café com notícia
Leia a entrevista que Caetano Maiello concedeu ao Padre Paulo De Coppi para o Jornal "Missão Jovem" como "Testemunho da Vida Missionária", sob o título...

Um comentário:

  1. João, recebeste nos últimos anos, alguma informação sobre o Pe. Caetano Maiello. Se está vivo ou morto? Pergunto porque em 2006, estive em Macapá em março, e na missa em louvor a São José, ele era um dos concelebrantes, e portanto, tinha retornado a Macapá.
    Lembro-me bem dele como nosso orientador na época da JOC- Juventude Operária Católica- e depois como palestrante em diversos cursos que participei.Era uma capacidade como orador e argumentador. Amigo fico por aqui. Até a próxima.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...