domingo, 1 de agosto de 2010

Praça da Bandeira

(Reprodução)

Clique na foto para ampliar

Ano 1966 - Estudantes perfilados em solenidade na antiga Praça da Bandeira.
Foto tirada de cima do Colégio Amapaense.

Um comentário:

  1. Alo, João.
    Estava pensando sobre a solenidade registrada nessa foto da antiga Praça da Bandeira em 1966 e considerei três possibilidaes: 7 de setembro, 31 de março e 21 de abril. Vamos a elas.
    Primeira: 7 de setembro. Descartei-a, porque para essa data deveria haver mais pessoas na praça, com arquibancadas até do outro lado da av. FAB para o povo apreciar o desfile estudantil, o que não é o caso.
    Segunda: 31 de março. Poderia ser, porque o governo territorial costumava reunir os estudandes para homenagear o movimento revolucionário de 31 de março. Nessa época, os estudantes eram obrigados a acomapanhar até procissão. Poderia ser essa possibilidade, mas não tenho certeza.
    Terceira: 21 de abril. Estou mais convencido dessa possibilidade. Por que? Através da Lei N. 4.897, de 9 de dezembro de 1965, Tiradentes passou a ser considerado o Patrono Cívico da Nação Brasileira (Art. 1º) e sua memória deveria ser homenageada, com festividades, no próximo 21 de abril e seguintes, pelas Forças Armadas, estabelecimentos de ensino, repartições públicas, etc. (Art. 2º). Lembro até, que pela primeira vez se desfilou no dia 21 de abril.
    Vamos aguardar as contribuições dos amigos do blog. Abraços.

    ResponderExcluir

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...