quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Movimento Escoteiro no Amapá

(Reprodução/Arquivo acervo particular)
Para ampliar clique na foto
Ano 1964 - Chefes escoteiros da Região do Amapá, executam o hasteamento da Bandeira Nacional, no pátio da Escola de Serra do Navio.
Solenidade fazia parte da programa de um Curso Preliminar para Chefes de Lobinhos realizado pela União dos Escoteiros do Brasil, nos dias 7 e 8 de novembro de 1964, na localidade de Serra do Navio, distante 141 quilômetros da capital, Macapá.
A partir da esquerda estão na foto: (sobre a calçada do mastro)Chefe Clodoaldo Nascimento, (ao centro hasteando a Bandeira) Chefe Benedito e (de costas à direita) chefe Hilkias Alves de Araújo.
No gramado a partir da esquerda: (eu) João Lázaro (próximo ao chefe Clodoaldo); ao fundo (à direita do mastro) as chefes Wilma Carvalho e Maria da Paz (de uniformes escuros de Lobinhos)
Na direção do braço direito do Chefe Hilkias, (ao fundo) aparece o Instrutor da UEB - Ary Gaia - membro da Direção Nacional da instituição escoteira, que foi especialmente do Rio de Janeiro para ministrar o Curso para os Chefes de Lobinhos no Amapá.
Ao final todos recebemos um Certificado de Conclusão do Curso.

5 comentários:

  1. ola sou sobrinho de Clodoaldo Nascimento, sou filho de Arthur Nascimento, fiquei muito feliz de ver esta foto. estao acabando com escotismo no amapá a sede e praticamente do sebrae o sacrificio para construção daquela sede, o suor das pessoas que ergueram estao acabndo com a historia.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, eu participei daquele movimento e sei o sacrifício que custou aquilo.
    Infelizmente a realidadee é esta.
    Volte sempre
    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Prezados Amigos,
    Muito boa esta foto. Faço parte de um grupo de estudos da história do Escotismo Nacional e temos muitas lacunas na questão do Escotismo no Norte. Se houverem mais fotos serão bem vindas, pois vou enviar as imagens para o Centro Cultural do Movimento Escoteiro, citando naturalmente a fonte.
    Abraços,
    Sempre Alerta!
    Altamiro

    ResponderExcluir
  4. Olha o meu tio.. já era gordinho. Tio Hilkias =D

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos, é com grande prazer que vejo esta foto, fui escoteiro do chefe Benedito Gomes dos Santos no Grupo Escoteiro do Mar Marcílio Dias e também fui assistente regional Escoteiro no tempo do Comissário Regional Nilo Sérgio Frank, meu nome é Gabriel Evan Zeggai Lambert, um abraços a todos. em breve eu irei ao amapá para matar saudades.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...