domingo, 8 de agosto de 2010

Homenagem ao Dia dos Pais

(Reprodução)

Nos velhos tempos da Macapá antiga - num dia como o de hoje - as famílias se reuniam, em casa, para comemorar o Dia do Papai.
As esposas caprichavam no cardápio e o almoço, quase sempre, era especial nessa data.
Ah! Tinha mais um detalhe: o saboroso FLIP GUARANÁ, não poderia faltar à mesa.
Era um hábito infalível na maioria da população, expressar seu carinho e seu agradecimento à figura do Papai, que era considerado o Chefe da Família, e quem a sustentava, economicamente.
E essas homenagens se tornavam públicas através do “Carnet Social – o programa da família amapaense” - que iniciava às 13 hs pela Rádio Difusora de Macapá - e divulgava mensagens especiais pagas, antecipadamente, seguidas de inesquecíveis “paginas musicais” .

Para vocês recordarem ou conhecerem um pouco dessa época, reproduzo abaixo algumas dessas músicas que se tornaram imortais através daquele que era o programa radiofônico mais ouvido da cidade.

(Reprodução)

Músicas:

É sempre o Papai - Jorge Veiga

Pai Herói - Fábio Jr.

Meu querido, meu velho, meu amigo - Roberto Carlos
Meu Velho - Altemar Dutra

A música do papai - Maria Regina

Um comentário:

  1. Alo, João.
    Muita bonita a homenagem aos "nossos velhos", principalmente para a maioria de nós cinquentões, que já não usufruimos mais da presença física deles.
    O "meu velho" voltou para o mundo dos espíritos ha 11 anos, mas o sentí muito perto quando, emocionado, reproduzí "Meu querido, meu velho, meu amigo", do Roberto Carlos, a música que mais me lembra dele.
    Valeu a homenagem com a imagem do "mondrongo", como diria a Alcinéa. A música do Jorge Veiga lembra muito as homenagens na época.
    Abraços.

    ResponderExcluir

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...