sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cachoeira do Paredão

Imagens raras da Cachoeira do Paredão antes da barragem da Usina - quando ainda estava sendo implantado o canteiro de obras - registradas no final dos anos 50 e congeladas de um vídeo da Hidrelétrica Coaracy Nunes, que teria sido gravado pelo senhor Costinha, pioneiro e chapa 1 da Companhia de Eletricidade do Amapá.
Esse vídeo foi colorido pelo processo telecinado, bancado pela Eletronorte, razão pela qual as fotos estão originalmente coloridas.
O congelamento e extração das imagens é um trabalho de Roni Adriani Nunes Vilhena, funcionário da empresa.
A Cachoeira do Paredão, localizava-se no Rio Araguari, entre os municípios de Amapá e Macapá.
Entre 1956 e 1960, por iniciativa da Companhia de Eletricidade do Amapá, realizaram-se os estudos aerofotogramétricos, topográficos, hidrológicos, que basearam a elaboração do projeto da Hidrelétrica Coaracy Nunes.
Em decorrência de inúmeras paralizações nas obras de construção da hidrelétrica, que acarretaram atraso na conclusão e aumento de custo, foi sancionado o Decreto nº 74.303, em que é autorizada a encampação dos bens e instalações da Usina Coaracy Nunes e Sistema de Transmissão associado. Neste Decreto é definida a responsabilidade da ELETROBRÁS para a relização da operação, é indicada a fonte de recursos para a indenização (Fundo Global de Reversão), é determinada a entrega dos bens atingidos pela encampação para a ELETRONORTE.
A Usina Hidrelétrica "Coaracy Nunes", entrou em operação comercial, em 1º de novembro de 1975.(Fonte:site da CEA
Nossos agradecimentos especiais ao amigo jornalista Oscar Costa da Silva Filho - Coordenador de Comunicação Empresarial da ELETRONORTE/AP que nos deu todo o apoio para que conseguíssemos essas fotos raras da Cachoeira do Paredão.
Fonte: Eletronorte/AP

4 comentários:

  1. João, que saudade!
    Estive em Paredão nãolembro em que ano. Fui com minha mãe e ficamos num alojamento. Tenho vaga lembrança mas sei que ficava distante de Macapá. Não lembro se fomos e ônibus. Paredão, um lugar diferente.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia aos amigos....Grata oportunidade que me derão....passei minhas ferias escolares, algumas, no canteiro de obras do Paredão...Lembro da ponte de madeira que ligava os dois lados da obra..enquanto não ficava pronta a barragem...churrasco que faziamos nas praias do rio...as 4ª tinha cinema....os "peoes tinham baixa de 15 em 15 dias.....iamos todos pr ferreira gomes...Macapa não tinha aeroporto..era um barraco de madeira e a pista...voavamos pela cruzeiro e Vasp.De Macapa para o Paredão..eram 2 horas de carro...eswtrada de piçarra...Minha familia ficou em Belem...macapa tinha poucas horas de luz eletrica por dia.....estudavamos em belem.....Meu Pai...Finado Carlos Mecca Junior..foi o administrador da obra..Construtora ECEL....Engº Leobaldo responsavel pelos projetos.Oswaldo Garcia..um dos projetistas.....A Elc...empresa que fiscalizava a obra....o Justão....pai do apresentador Roberto Justus...dono da Ecel....Boas Lembranças.....um dia volto para ver como ficou....Mto agradecido pelas boas lembranças que me trouxeram.
    Wagner Cesar Mecca - São Paulo - Sp.......Mecca@karpex.com.br....em 21.06.2013.

    ResponderExcluir
  3. pena q eu seja de uma geração em q não pude contemplar tana beleza desta natureza de nosso estado magnífico, obras estas que cada dia q passa o ser humano destrói avassaladoramente !

    ResponderExcluir
  4. pena q eu seja de uma geração em q não pude contemplar tana beleza desta natureza de nosso estado magnífico, obras estas que cada dia q passa o ser humano destrói avassaladoramente !

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...