segunda-feira, 28 de março de 2011

Um Radialista Pioneiro: Agostinho Nogueira de Souza

(Foto: Reprodução de livro)
(Foto: Reprodução extraída do livro Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol.III)
Um Pioneiro do Rádio Amapaense - o carioca Agostinho Nogueira de Souza
Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 12 de junho de 1927, Agostinho Nogueira de Souza - filho de José de Souza e D. Felismina de Jesus Nogueira de Souza, estudou o primário em Recife-PE, e o secundário no Rio de Janeiro.
Começou a trabalhar em escritório e na função de rádiotécnico.
Conheceu o Sr. Pauxy Nunes numa programação esportiva quando fazia a locução de uma partida, e foi Pauxy quem levou Agostinho para Macapá, conseguindo sua nomeação em 3 de abril de 1948.
Em 1950 passou a exercer as funções de radiotécnico.
Foi diretor da Rádio Difusora de Macapá em 1954 e em 1962; diretor da Imprensa Oficial; Oficial de Gabinete do Governador; redator do Gabinete do Governador; chefe do expediente da Secretaria-Geral do Território e outras funções administrativas.
Agostinho Souza foi locutor esportivo da Rádio Difusora de 1950 a 1978; comentarista esportivo, locutor de todas as modalidades esportivas.
Acompanhou a equipe de natação que foi campeã brasileira infanto juvenil de natação no Rio de Janeiro e narrou todas as provas emocionando a assistência com sua locução.
Foi também presidente da Associação Amapaense de Imprensa em 1958; Era um jovem simpático, voz eloquente, cantava bem e logo foi conquistado pela belíssima Ivone Beatriz Chaves com quem se casou em 25 de junho de 1948 de cuja união nasceram os filhos: Roberto Luiz, Agostinho, Maria Ivanilde, Alessandra, Jorge Luis, José Luiz, Ivone, Ivete, Luiz Carlos, Luiz Ivan, Luiz Fernando e Luiz Otávio.
Aposentou-se no dia 7 de dezembro de 1979 e veio a falecer no dia 1 de setembro de 1982.
Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol.III - de Coaracy Barbosa (em PDF - não impresso - via APES)
Links relacionados:
Um encontro de amigos
Difusora - Memória do Rádio - Pioneiros - Baião Caçula
Difusora - Memórias do Rádio - Pioneiros - Hélio, Bené e Agostinho
Difusora - Memória do Rádio - Pioneiro - Agostinho Souza

3 comentários:

  1. Lázaro, longe mas sempre tão perto, desta vez só corrigindo o nome da esposa do Agostinho: era Ione, segundo a profra. Dinete que foi contemporanea dela num evento no Taetro da Paz em Belém. Mesmo assim, ficamos no aguardo de mais novidades sobre todos.
    Valeu, mano...
    Diniz (http://dinizbotelho.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  2. A professora deve ter se equivocada com o nome. O piloto de avião, Paulinho Lobato, filho do engenheiro Douglas Lobato, que foi vizinho dela durante muitos anos, confirma que o nome da esposa de Augostinho Souza é Ivone Beatriz Chaves de Souza. E diz que tem boas lembranças dela. Tem algumas que ele não esquece nunca. Ele morou na ilharga da casa dela por muito e muitos anos durante a infância e adolescência. Aquele conhece.
    Édi Prado - jornalista

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Sou Ivone, filha do Agostinho e Ivone Beatriz, corrigindo o nome da minha mãe, meu pai nasceu no dia 12 de junho, não dia 2. Obrigada

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESCOTEIRO DO AMAPÁ

Nos primeiros anos do Território Federal do Amapá , os tradicionais desfiles cívicos eram realizados na Praça Barão do Rio Branco , um dos ...