sexta-feira, 22 de julho de 2011

A antiga Dica da Fortaleza

 ( Clique na foto para visualizar melhor )
Essa era a imagem da antiga Doca da Fortaleza, em 1908. Nesse local aportavam as canoas oriundas das ilhas do Pará e de outras regiões próximas a Macapá.
Segundo o historiador Nilson Montoril, a ponte que aparece na foto na entrada do Igarapé, teria sido construída por soldados aquartelados na Fortaleza de São José de Macapá, que ficava ao lado.
Atualmente o local está totalmente aterrado e faz parte do entorno do Forte, tombado pelo IPHAN.
Esta foto rara, extraída do "Álbum do Estado do Pará", pertence à resenha dos 8 anos do governo Augusto Montenegro no Pará. Além do relato histórico, o importante documento possui muitas fotos da época, que foram feitas pelo excelente fotógrafo Fidanza, em 1908.

Um comentário:

  1. Lázaro, você também é um desbravador. Fico feliz que haja pessoas como você que se preocupam em manter viva a história do Amapá. Moro no Rio, mas minha família ai possui muitas fotos antigas. Vou verificar com eles e verei como contribuir para o seu acervo.
    Nazareno, Itaperuna - RJ

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...