quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pioneiro João Raimundo Cunha

O Pioneiro João Raimundo Cunha, filho de Manoel Raimundo Cunha e Rosa Maria da Cunha, nasceu no Ceará, em 1917; morou um curto período no Piauí, ainda criança foi morar na Amazônia (Santarém - PA) com a família. Quando adulto trabalhou na Companhia Ford como capataz (Companhia norte-americana que explorou a amazônia por longos anos. A cidade de Fordilândia foi fundada pela presença da tal Companhia Ford).
Meu pai já trabalhava na empresa de aviação Cruzeiro do Sul quando foi transferido para Macapá em 1951; a Cruzeiro assumia essa linha aérea em Macapá no lugar da Panair do Brasil. Meu pai foi morar na casa, que já pertencia a Cruzeiro do Sul.
(Foto: Reprodução/Cortesia do Museu Histórico do Amapá)
Foto de 1944 - Antigas instalações da PANAIR DO BRASIL, (primeira companhia aérea que operou no Amapá) - Situava-se defronte da Estação Telegráfica da Panair, no terreno hoje ocupado pela área do Colégio Amapaense, na esquina da Praça da Bandeira.
Casa localizada na Iracema Carvão Nunes, esquina com a Eliezer Levy. O aeroporto ficava em frente, abrangendo a Praça da Bandeira, Palácio do Governo, Av. Fab, Prefeitura e adjacências.
Meu pai exercia a função de Encarregado na Cruzeiro do Sul. Naquela época todos os procedimentos em relação às aeronaves: iluminação de pista, manutenção, abastecimento, era feito pela empresa Cruzeiro do Sul, ele era uma espécie de faz tudo, inclusive "feitor de pista" (silalizar para o completo estacionamento da aeronave). Quando havia pouso noturno, a pista tinha que ser iluminada com dezenas de candeeiros (faróis) para orientação da aeronave. Tudo feito pelos funcionários da Cruzeiro. Naquela época, carregar, decarregar e fazer entrega das bagagens também era função da empresa Cruzeiro do Sul.
O agenciamento da Cruzeiro do Sul era competência do senhores Moisés Zagury e Laurindo Banha.
Meu pai nas horas vagas, trabalhava na Casa Leão do Norte de propriedade da família Zagury.
(Foto: Reprodução de arquivo)
Imagem da área onde situava-se a residência do Sr. João Raimundo Cunha, vendo-se na parte de baixo da foto, o telhado da casa onde ele morou e em frente a antiga estação telegráfica da Panair depois Cruzeiro, que também era residência do Seu Rocha, telegrafista.
A área onde é hoje o Colégio Amapaense até o antigo muro do IETA, área da Receita Federal. Escola de Música e outras duas escolas após a receita e adjacências, eram da Cruzeiro do Sul. Meu pai plantou várias culturas para nosso sustento e até para vender, plantou árvores frutíferas como: mangueira, cajoeiro, bananal, seringueira e etc. Em frente havia uma grande mameira, logo derrubada; as outras árvores foram derrubadas após a nossa saída desta casa em meados de 1966. Só restou a seringueira plantada pelo meu pai, que também está prestes a morrer com uma grande infecção em seu tronco, que poderia ser tratada.
Meu pai foi um pioneiro na cidade de Macapá. Prestou um grande serviço para o desenvolvimento da minha terra.
Quando o campo de aviação (aeroporto) mudou para onde é hoje (não sei precisar a data), os procedimentos de manutenção pelas empresas aéreas continuaram por muito tempo; os avanços vieram aos poucos em Macapá. A Cruzeiro do Sul foi encampada pela Varig. Meu pai se aposentou pouco antes de falecer em 06 de março de 1977, por enfarto do miocárdio e aterosclerose. Foi sepultado no cemitério de São José. (Buritizal).
(Foto Reprodução / álbum da família)
Da união matrimonial de longos anos com minha mãe Marina Pereira Silva Cunha (foto)  nasceram os seguintes filhos: Paulo, Lindomar, Pedro, Ismeraldina, João, Francisco(falecido), Olivar, Raimundo, Rosa Maria Cunha Chagas e Ricardo Pereira Cunha.
Nascidos em Macapá: Olivar, Raimundo, Rosa e Ricardo.
Os outros nasceram em Santarém.
Meu pai foi um pioneiro na cidade de Macapá. Prestou um grande serviço para o desenvolvimento da minha terra. (Olivar Cunha)

7 comentários:

  1. Tio Olivar,

    Me emocionei muito ao ver grande homenagem ao meu avô.

    Muito obrigada!!

    Um grande abraço no coração ...

    Sua sobrinha,

    Herica Cunha, filha de Pedro Pereira Cunha e Regina Marta Cunha

    ResponderExcluir
  2. familia cunha tenho um sobrinho filho de um cearence chamado raimundo alves da cunha ou pinto da cunha qualquer informaçao desse pai e importante, o filho dele hoje tem 27 anos se chama luciano, morano rio de janeiro, ele quer conhecer o pai meu tel. 28 3518 2175

    ResponderExcluir
  3. Meu pai, João Raimundo Cunha, era forte como um touro e excelente atirador. Raspava a barba à navalha e usava loção com cheiro de pinho. Gostava de ler e escrevia poemas. À noite, quando eu era criança, contava histórias de caçadas, que povoam para sempre minha memória de escritor. Eu o admirava. Vivia em Manaus e tinha 21 anos quando ele deixou o plano físico. Às vezes, penso como bateríamos papo se ainda convivêssemos quando eu me tornei homem maduro. Falaríamos sobre a Hileia e sobre armas de fogo, sobre poesia e sobre comidas, sobre o amor e o perdão, sobre tudo. Pai, te amo!

    ResponderExcluir
  4. Saber que existe coisas divinas nas nossas vidas é maravilhoso, pois, hoje acompanhei meu pai, João Cunha no médico de coração, e após deitar para realizar um exame, perguntei a ele sobre meu avô, que morreu quando eu era criança. perguntei se tinha uma foto, pois tive interesse de saber como era sua face, meu pai me respondeu triste que a unica foto que tinha o tio olivar levou para produzir em uma tela. nunca imaginei que DEUS fosse realizar meus anceios, puxa..., e tão bom saber um pouco dos antepassado da nossa parentela. Pena que ñ somos unidos, pois DEUS se alegra com a unidae e alinça da família e DEUS no centro de todas as coisas da VIDA. A palavra de DEUS diz que se, seu irmão lhe pedir perdão, perdoe (7X mais)ñ deixe para abraçar amanhã, poia o amanhã pode ser tarde, abrace hoje, grite, se alegre, pois DEUS faz o IMPOSSIVEL acontecer. Tio Olivar, ñ esquecr de produzie a tela de meus avós, será o trabalho, mas prazeroso e surpreente que vc irá fazer. Beijos no coração. Sua sobrinha: Euclélia Cunha!

    ResponderExcluir
  5. Olivar e Ray, seu pai tambem foi um guerreiro. Sorte nossa de termos tido pais como o seu. Deste amigo Diniz Botelho (dinizbotelho.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  6. Eu sou neto-filho do Casal pioneiro ! E hoje atualmente sou Professor Licenciado Pleno em Matemática, e estudei e trabalho na Escola Estadual Professor de Almeida Café ! Me orgulho dessa história linda e com muita emoção falei pra minha Mãe Ismeraldina ! Família Cunha que chegou em Macapá provindo do município de Santarém, no Pará meados dos anos 50 ! ou seja somos história de 62 anos ! Obrigado a todos vocês meus ente-queridos !

    ResponderExcluir
  7. EU, Ismeraldina filha deste pioneiro estou agradecida pela homenagem feita para ele e minha Mãe Mariana, e me sinto emocionada e feliz !

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...