quinta-feira, 7 de julho de 2011

Casas da beira rio antes da Praça Zagury

Estas fotos são imagens congeladas feitas pelo Sr. Isaac Zagury (possivelmente ao final dos anos 50 e início dos 60), extraídas de um vídeo amador guardado pela família, e que nos foi enviado pela amiga Sarah Zagury, filha dele.
(Foto: Reprodução de vídeo)
São registros de uma manifestação momesca, daquela época, em que aparecem brincantes de uma agremiação carnavalesca (possivelmente, um bloco ou escola de samba do bairro do Laguinho) se apresentando em frente à Casa Leão do Norte e da fábrica do Flip Guaraná, estabelecimentos comerciais de propriedade da Família Zagury.
Antes de 1965, quando o Carnaval de Rua foi oficializado pelo Governo do Território e pela Prefeitura de Macapá, eram os comerciantes da época que patrocinavam para que os brincantes, organizados em blocos de sujo, se apresentassem em frente aos seus estabelecimentos comerciais.
E esta é uma apresentação patrocinada pelo Flip Guaraná, razão dessa garrafa grande, que aparece nas fotos.
(Foto: Reprodução de vídeo)
Como o vídeo tem qualidade muito prejudicada pelo tempo,  só conseguimos reproduzir essas poucas imagens pelo valor histórico delas.
(Foto: Reprodução de vídeo)
Por trás dos brincantes podem ser observadas umas casas antigas que ficavam situadas no local onde depois foi construída a Praça Zagury, em homenagem póstuma ao próprio Isaac Zagury que foi o primeiro dos irmãos a falecer, prematuramente.
(Foto: Reprodução/Chico Terra / Google / imagens)
Antiga Praça Isaac Zagury
(Foto de Chico Terra)
(Foto: Reprodução / Dora Figueiredo   Google/imagens)
Depois virou Praça do Coco
(Foto de Dora Figueiredo)
A Praça Zagury deu lugar à Praça do Coco, inaugurada em 2010, pelo Governo do Amapá.
Em 12 de setembro de 2015, foi inaugurada a primeira placa de resgate histórico na Praça Zagury. A identificação conta com a localização da praça, foto e breve histórico de Issac Zagury, que dá nome ao local.
Quem souber quem eram os moradores das casas das fotos, pode contar nos comentários ou mandar e-mail com os detalhes, para jolasil@gmail.com.

7 comentários:

  1. Das casas de madeira em frente a nossa casa, tinha uma muito grande onde moravam muitas crianças. Está casa teve diversos moradores sempre famílias grandes, era linda e tinha uma mesa de madeira do lado de fora dando para o rio, onde muitas vezes fui brincar com a criançada da minha idade.
    Sarah

    ResponderExcluir
  2. Meu esposo morou em uma dessas casas, seu nome: Francisco Viana da Silva Filho, filho de Francisco Viana da Silva ( Paraíba - Falecido ) e Maria Tereza Santos da Silva.
    Aurea Batista De Sà Viana.

    ResponderExcluir
  3. Na casa terrea moraram o Isna (poeta) e sua genitora profa. Valquiria nos anos 60.

    ResponderExcluir
  4. Seria interessante se vc postasse vídeos antigos. Algo que retrate o cotidiano amapaense.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom relembrar nasci ai em 1961.lembro que moravamos em frente ao forum eu voa as noivas sibindo as escada ers lindo.

    ResponderExcluir
  6. Meu pai se chamava ARMANDO ZACARIAS ei tinha seis anos quando viemos emborA para Belem.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus , eu choro ao ver essas fotos antigas... vontade de voltar ao passado e rever aquelas pessoas muito mais humanas que hoje temos

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...