quinta-feira, 28 de julho de 2011

Largo da Matriz: O Marco Zero de Macapá

O antigo Largo (Praça)  de São Sebastião ou Largo da Matriz, localizava-se na área onde hoje está erguida a praça Veiga Cabral. Foi nesse local que aconteceu, em 4 de fevereiro de 1758, o levantamento do pelourinho e o governador do Grão Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, fundou naquele dia a Vila de São José de Macapá.
Tomando referência à condição geografica de hoje, poderiamos dizer que esse trecho seria situado entre a avenida Presidente Vargas, e as ruas São José e Cândido Mendes, que só foram abertas a partir de 1943, quando o Amapá foi transformado em Território Federal. A foto foi tirada no sentido de Leste para Oeste.
Estas imagens raras, e muitas outras, que fazem parte do acervo do governo do Pará, completam em 2011, cento e três anos que foram  registradas pelo brilhante fotógrafo Fidanza, em 1908. Elas compõem o "Album do Estado do Pará", que retrata a resenha dos 8 anos do Dr. Augusto Montenegro, que governou o Estado do Pará, de 1901 a 1909.
(Última atualização dia 28/07/2011, às 18h:40m)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...