terça-feira, 19 de julho de 2011

Antigo Igarapé da Fortaleza

(Clique na foto para ampliá-la)
Assim era a entrada do antigo Igarapé da Fortaleza, também chamado de Igarapé do Igapó - onde situava-se a chamada Doca - no ínício do século 20, mais precisamente em 1908.  
À direita da foto pode-se observar o baluarte Nossa Senhora da Conceição, da Fortaleza de Macapá.
Esta foto rara, foi extraída do "Album do Estado do Pará" -montado e impresso em Paris - por ordem do Dr. Augusto Montenegro, que governou o Pará de 1901 a 1909.
Nessa época as águas do Rio Amazonas, chegavam bem próximas às paredes seculares do monumento, que por muitos anos sofreu diversos períodos de abandono, antes do surgimento do Território Federal do Amapá, em 1943.
A imagem começou  a ser modificada, a partir do momento em que o local foi totalmente aterrado e saneado, para dar lugar à atual área de entorno da Fortaleza de São José de Macapá. Tal procedimento foi uma das exigências do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que fêz o tombamento do Forte, na década de 1950. (Fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...