quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Saudades de Cirilo Picanço, Seu Nascimento e sua esposa Dona Mercedes

Registramos com pesar o falecimento de dois conhecidos motoristas de praça de Macapá: Cirilo Picanço e Seu Nascimento. Ambos faleceram na sexta-feira(26), em Macapá.

No segunda-feira(29), quando o amigo João Bolero Neto nos passava detalhes (via telefone), da morte do ex-prefeito Heitor de Azevedo Picanço, também nos informara da morte de dois  Motoristas de Praça conhecidos na cidade: os amigos Cirilo Picanço (um dos mais antigos de Macapá) e o Seu Raimundo Clementino do Nascimento.
(Foto: Reprodução / acervo pessoal de Cléo Farias de Araújo)
(Foto: Gentil contribuição do amigo Cléo Farias de Araújo)
Do Cirilo, não temos informações sobre a vida dele. Mas, graças ao amigo Cléo Farias de Araújo, reproduzimos o registro fotográfico acima, que é uma recente imagem do amigo Cirilo, em vida. Lembramos da atuação de Cirilo - uma vida inteira - como motorista de praça que, antigamente, era chamado de Chofer de Praça. Era uma pessoa alegre, íntegro, de um grande coração e muita competência profissional.
Seu Nascimento, que além de motorista de praça, foi o proprietário dos Sonoros Caçula, no tempo em que essas aparelhagens faziam muito sucesso em Macapá. Nessa época -  anos 60 - as festas da população amapaense, eram animadas pelas seguintes aparelhagens: Sonoros Eletrônico do saudoso Lindomar, Sonoros Marítimo dos saudoso Praxedes, Sonoros Imperial do saudoso Ildomar Nunes e os Sonoros Caçula, do seu Nascimento.
Seu Nascimento era pai do amigo Deuzué Nascimento (também falecido) com quem trabalhamos durante longos anos, já que ele era um dos operadores de áudio da Rádio Difusora de Macapá. Seu Nascimento, que já estava com sua saúde debilitada, devido o diabetes, faleceu com falência múltiplas de órgãos.
Do Seu Nascimento temos esta foto do álbum de família, que encontramos no blog Memorial Poço do Mato da amiga Neca Machado, do qual reproduzimos esta cópia para lembrar e homenagear os ilustres pioneiros.
(Foto: Reprodução do blog Memorial Poço do Mato)
Neste registro fotográfico vemos Dona Mercedes(esposa) – falecida em 17/01/2011 - e Seu Raimundo Clementino do Nascimento.
As nossas condolências às famílias, pelo passamento de seus entes queridos.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Se você souber alguma informação sobre a vida do amigo Cirilo Picanço, que queira compartilhar, entre em contato conosco via e-mail jolasil@gmail.com ou pelos fones: TIM (12) 8152-3757 ou CLARO (12) 9220-5236. Aliás, tanto do Cirilo como de Seu Nascimento.
Ou se preferir, pode deixar registrado nos comentários, abaixo.
(Post atualizado em 01/19/2011, às 21h03m)

2 comentários:

  1. Olá, Lázaro
    to visitando seu blog, viu? Parabéns p matérias!
    abç

    ResponderExcluir
  2. Triste ficar sabendo pelo teu blog que o sr Cirilo Picanço faleceu. Trabalhei alguns anos na Mendonça Furtado, e sempre via este senhor por lá, e na lanchonete do "baixinho" na fab c/Leopoldo Machado, sempre com uma garrafa de café ou água, presenteava com boas conversas, quem estivesse disposto a ouvir, era uma memoria viva de Macapá antiga. Agora esta no braço do eterno pai.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...