sexta-feira, 9 de março de 2012

Do Fundo do Baú: Um flagrante da cena política do Amapá

Esta foto rara retirada do Baú do meu amigo João Silva, registra um momento da campanha eleitoral de 1978: a realização de um comício na residência da senhora Maria Alfaia, a “Maroquita”, que ficava na Jovino Dinoá, esquina com a Praça Nossa Senhora da Conceição.
João Silva conta queo comício era do candidato a deputado federal pela ARENA, Paulo Fernando Batista Guerra. O Amapá tinha direito a duas cadeiras na Câmara dos Deputados.”
(Foto Reproduzida do blog do João Silva)
“Aparecem no pátio da casa, no Bairro do Trem, da esquerda para a direita, excluindo crianças e anônimos: Dica Congó, Domicío Campos de Magalhães (braços cruzados), Elimar Borges (braços cruzados, calça branca), radialista Luis Eduardo Anaice (locutor do comício), radialista Osmar Gomes de Melo (de calça escura), professor Heitor de Azevedo Picanço (discursando), observado pelo candidato Paulo Guerra. Na plateia, embaixo, à esquerda, o engenheiro José Rosário Pastana encostado ao carro de som, um fusquinha que era dele e que colocara na campanha do amigo. Ainda podem ser percebidos outros detalhes preciosos: a dona da casa tinha tanta admiração por Janary Nunes, que não arriou da parede da casa, em cima, à esquerda a placa do Comité Pró Janary-Iacy derrotados nas eleições de 1970. No pleito de 1978 a disputa pelo primeiro lugar foi bastante acirrarda entre os dois candidatos eleitos, Antônio Cordeiro Pontes (MDB), com 7 mil, 446 votos, e Paulo Fernando Batista Guerra, da ARENA, com 8 mil, 176 votos. Estava em vigência a ditadura militar e o governador do Amapá era Artur de Azevedo Henning.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...