sábado, 31 de março de 2012

Oito dias sem Buiú

Morreu em Macapá, dia 23 de março de 2012, aos 76 anos de idade, o empresário pioneiro José Buiú da Silva.
Buiú nasceu na cidade de Caruaru, em Pernambuco, no dia 25 de novembro de 1935, filho de Manoel Francisco da Silva e D. Quitéria Leopoldina dos Santos, fazendeiros de porte médio. Estudou o 1º e o 2º graus nas escolas Vicente Monteiro e Sete de Setembro. Começou a trabalhar com seus pais, dedicando-se ao comércio. Com 18 anos de idade se transferiu para Recife, para servir ao Exército e, após sua dispensa, retornou a Caruaru, abrindo uma pequena fábrica de café que não deu lucro; trabalhou como palhaço, mas não deu certo. Foi novamente para Recife, tornando-se camelô. Essa atividade deu certo.Ganhando dinheiro, viajou para São Paulo, onde comprou um caminhão e saiu vendendo utensílios de alumínio, rede, etc. Percorreu alguns países que fazem fronteira com o Brasil. Após 12 anos morando em São Paulo, decidiu ir para o Amapá, em 24 de dezembro de 1969, com um resto de mercadoria, atuando como camelô. Comprou um prédio antigo na Rua São José, perto do Mercado Central e montou ...
a antiga Feira do Alumínio - na Rua São José -  que mais tarde se transformou...
(Foto: Reprodução / Paulo Tarso Barros)
na atual, Casa Aliança. Em 1991, a primeira loja pegou fogo, perdendo toda a mercadoria. A partir desse momento recomeçou a luta e venceu.
Assumiu a Vice-Presidência do Clube dos Diretores Lojistas; recebeu o Diploma de Honra ao Mérito outorgado pela Câmara de Vereadores de Macapá; era sócio remido do Trem Desportivo Clube; entrou para a Maçonaria em 14 de julho
De 1973, na Loja Acácia do Norte, na qual foi mestre de cerimônia; hospitaleiro, segundo Diácono e guarda externo. Foi fundador da Loja Cavaleiros do Setentrião onde assumiu os seguintes cargos: Venerável Mestre, Venerável Interino, Primeiro Vigilante, Diácono Adjunto, Segundo Adjunto e Segundo Vigilante. Fundou a Loja Renascença e assumiu o cargo da Guarda Externa.
O conhecido empresário, faleceu na sexta-feira, 23 de março de 2012, na UTI do Pronto Socorro de Macapá, com insuficiência renal em consequência de diabetes, aos 76 anos.
Buiú, era divorciado, e pai dos seguintes filhos: Sandro José, José Simon, Sandrinéia e Sandrineide de Souza da Silva.
Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá - Vol. II de Coaracy Sobreira Barbosa, com informações atualizadas do escritor e poeta Paulo Tarso Barros - via e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário