sábado, 18 de agosto de 2012

O Pioneiro João Cândido Soares Filho

(Foto: Reprodução de livro)
Filho de João Cândido Soares Júnior e Sérvula Firimina Soares, nasceu em Belém-PA, no dia 29 de março de 1909. Contraiu pela primeira vez matrimônio em Belém-PA, porém ficou viúvo logo após o nascimento de seu primeiro filho.
Em 1939, aos 30 anos de idade, chegou a Macapá e foi residir em Porto Grande, onde trabalhou como comerciante. Em 1941 casou pela segunda vez com Neyde Rolla Soares, de cuja união nasceram sete filhos. Logo após seu segundo casamento, escolheu para moradia o garimpo Village Pannel, no Rio Amapari, muito acima da Serra do Navio, que na época estava no auge em garimpagem de ouro, lá exercendo a função de comerciante. Em agosto de 1945 retornou a Macapá para trabalhar como funcionário público federal no governo do Capitão Janary Nunes. Dentre as funções exercidas, destacam-se as de: Chefe da Seção das Municipalidades; Auditor-Geral do Governo do Terririo Federal do Amapá, Diretor do Serviço de Administração Geral - SAG; Chefe de Setor do Patrimônio do Governo do Território Federal do Amapá, e, já aposentado, mas sempre com a vitalidade de um jovem, assumiu a chefia do Setor de Patrimônio da CAESA. Na sua carreira como funcionário público recebeu várias portarias de elogios, pela dedicação, elevado espírito público, alto senso de responsabilidade e honestidade, pelo desempenho das árduas missões que lhe foram confiadas. Pertencia à Loja Maçônica Duque de Caxias, onde conquistou grande amigos. Aos 83 anos de idade, no dia 20 de fevereiro de 1993, passou para o mundo espiritual, vítima de um complicado acidente vascular cerebral.
Fonte: Livro "Personagens Ilustres do Amapá" Vol. II, de Coaracy Sobreira Barbosa, edição de 1998.

3 comentários:

  1. João Cândido é meu avô (sou filha da Gilka, filha de João Cândido e Neide Rolla), e temos muito orgulho do nosso grande patriarca! Agradeço em nome da nossa família Rola Soares pelo excelente resumo biográfico.
    Carinhosamente,
    Bárbara Soares Fonseca

    ResponderExcluir
  2. Meu pai, exemplo de ser humano de grande honestidade, pai super protetor! Eu como filha sou agradecida por esta homenagem. GIlka Rola Soares

    ResponderExcluir
  3. Não conheci meu avô, mais é um orgulho ler esta homenagem à um homem que honrou sua profissão e sua família.

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...