segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Primeiro Sistema de Abastecimento de Água de Macapá

O primeiro Sistema de Abastecimento de Água da cidade de Macapá, coletava água do Poço do Mato, declarado Monumento de interesse cultural do município de Macapá, através do Projeto de Lei nº 037/93, da Câmara de Vereadores de Macapá.
O Poço do Mato foi construído em 1864 para fornecer água aos moradores do antigo bairro do Laguinho. Apesar de antigo, tinha água pura e límpida.
( Foto: Reprodução / recorte de jornal )
Esta foto  de 1952 mostra os novos poços de abastecimento d'água.
Ao fundo, além das casas de motores, podemos observar na imagem, o primeiro reservatório para distribuição de água na cidade, na parte alta da foto. (detalhe acima)
Em 1971 foi inaugurada a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro do Beirol,(foto)...
...abastecida pelo Estação de Captação construída na orla da cidade, no Rio Amazonas. (Foto)
A Companhia de Água e Esgoto do Amapá - CAESA, é a empresa de abastecimento de água e saneamento básico do estado do Amapá. Criada em 4 de março de 1969 e constituída em 24 de abril de 1973, é uma empresa de economia mista com sede em Macapá, sendo o governo do Amapá o acionista majoritário.
Inicialmente recebeu a denominação de Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Amapá (SAAE). Teve como primeiro presidente José Maria Papaléo Paes e suas primeiras instalações administrativas e operacionais funcionaram onde hoje é o escritório central da companhia, na avenida Ernestino Borges, no Centro da Cidade.
(Post atualizado em 08 de agosto de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...