domingo, 10 de fevereiro de 2013

"Barrigudo" promovia Batalhas de Confete

Este é o famoso "Barrigudo" - um comerciante pioneiro, cujo apelido era muito conhecido na Macapá da década de 60.
CORREÇÃO - A informação anterior que tínhamos é que ele seria um libanês de nome Challib. Mas, segundo o jornalista e radialista José Barros Machado, o nome de batismo era Miguel Nunes, natural de Salinas no Pará.
Miguel permaneceu em Macapá até 1965, quando mudou-se para Belém do Pará, onde se instalou no bairro Estrada Nova, com o mesmo nome de Casa Estrela Dalva, transferindo depois para a av. Ceará, no bairro de Canudos, em Belém mesmo.
José Machado conta que, durante sua adolescência, teve inúmeras oportunidades de conversar com Miguel Nunes, pois, na época, residia com sua mãe na rua Cônego Domingos Maltês, paralela à Feliciano Coelho e bem próximo da Casa Estrela Dalva, no bairro do Trem.
Em Macapá, Barrigudo era dono do Bar "Estrela Dalva", que patrocinava animadas Batalhas de Confetes no bairro do Trem. Localizava-se na Av. Feliciano Coelho esquina com a Rua Leopoldo Machado, em frente à Sorveteria Santa Helena. Nessa época existiam vários bares que eram referência na cidade tais como: Elite Bar - ou Bar do João Assis; Café Continental, do "seu" Natan na Rua São José, (entre as avenidas Presidente Vargas e Coriolano Jucá) além do Bar "Canta Galo" que ficava na esquina da Rua Leopoldo Machado com Av. Pe. Julio Maria Lombaerd, entre outros.
 

2 comentários:

  1. Olá, João:
    Apesar de menino na época, lembro bem do Bar Continental. A rua São José era estreita naquele trecho, o pé da parede era sujo, cor de piçarra, devido a água que espirrava das poças quando os carros passavam. Para conhecimento dos mais novos, em seu lugar hoje existe asfalto.
    Quanto ao Elite Bar, a lembrança que tenho do bar do "seu" João Assis é sem cobertura na frente; o bar nos fundos, o terraço na frente, com mesas e cadeiras de ferro, semelhante ao Bar do Parque, em Belém. Mas parece que o Elite Bar já possuiu cobertura nesse espaço. Vamos torcer para uma alma boa fazer uma postagem. Abraços,
    Aloisio Cantuária

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Aluísio.
    Excelentes observações.
    Obrigado!
    abraços...

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...