segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ESPECIAL: Dona DIVA DIAS FAÇANHA - Aniversariante Ilustre

Quem também apaga 93 velinhas neste 4 de fevereiro é Dona Diva Dias Façanha.
(Foto: Reprodução/Repiquete...)
Dona Diva nasceu em 1920 em Icoaraci, no Estado do Pará, e chegou a Macapá em 1939 acompanhada do marido, outro pioneiro do Amapá, Lourenço Borges Façanha (foto), já falecido.

Ele nasceu no município de Tefé, no Estado do Amazonas, em 8 de janeiro de 1910, onde permaneceu até aos 17 anos de idade; foi para Belém do Pará, alistando-se no 26º Batalhão de Caçadores do Exército, sendo destacado para servir no Amapá, em Clevelândia, Oiapoque, em 1939, ali permanecendo até 1941, quando deu baixa da corporação para se radicar em Macapá, dedicando-se à atividade comercial.
Lourenço Borges Façanha, participou dos embates da revolução constitucionalista de 1932 como soldado do exército brasileiro. Ainda foi Prefeito do Município de Amapá, de 1954 a 1957, e funcionário público até seu falecimento em 1973; fundou o Rotary Clube de Macapá, o Esporte Clube Macapá e Associação Comercial e Industrial do Amapá. O casal - Lourenço Borges Façanha e a esposa Diva, aniversariante de hoje - gerou, educou e formou quatro filhos: Maria de Lourdes Dias Façanha (professora e bibliotecária), José Dias Façanha (engenheiro-agrônomo), no momento atuando como chefe de gabinete na presidência do TJAP, Antônio Celso Dias Façanha (engenheiro de minas) e Luis Guilherme (engenheiro florestal), este radicado há muitos anos em Recife. Em 1973, o prefeito de Amapá, Leonel Nascimento, prestou-lhe justa homenagem, denominando de Lourenço Borges Façanha uma das escolas do município que foi a primeira capital do Território Federal do Amapá.
Dona Diva ajudou a criar os filhos trabalhando como cozinheira, doceira e, a partir do ano de 1954, funcionária pública. Exerceu os cargos de Assessora e Chefe do Gabinete do Governador e Tesoureira da Senava.
 
Dona Diva completa neste 4 de fevereiro de 2013, 93 anos de uma vida cheia de dedicação e carinho.
À ilustre aniversariante os parabéns do blog e votos de muitos anos de vida, paz e felicidades, com respeito e admiração de todos nós.
 

Um comentário:

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...