terça-feira, 2 de julho de 2013

A Carismática "Tia Neném"

Petronilha Silva de Queiroz. Este era o nome de batismo de Dona Neném, que por muitos anos, foi tacacazeira, no bairro do Trem. Nasceu em Santa Izabel, Belém-PA, em 10 de 07 de 1926. Chegou em Macapá, nos idos dos anos 40, muito jovem, com os pais Antônio Alves da Silva e Lídia Alves da Silva, já falecidos. Naquela época a cidade se resumia à Praça da Matriz, Igreja de São José e Largo dos Inocentes, no bairro do Formigueiro. Ela começou a trabalhar montando uma pensãozinha e um pequeno restaurante, lá mesmo perto do Formigueiro. Dona Neném conheceu seu marido José Bonifácio Queiroz Neto, o famoso "Pintor", no início do Território. Dessa união nasceram os filhos Raimunda, Ana Maria, Graça, Maria das Dores, Jorge, José Maria e Zezinho. Do Formigueiro Dona Neném foi morar no bairro da Favela e depois no bairro do Trem, onde ficou até o final de sua vida. Ela faleceu em 02 de julho de 2004.

(Entrevista concedida ao jornalista Bonfim Salgado, publicada no Jornal Diário do Amapá, domingo, dia 22 de outubro de 1995).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...