segunda-feira, 15 de julho de 2013

Professora Nancy Nina da Costa - Pioneira da Educação do Amapá

A     professora Nancy Nina da Costa, uma das pioneiras da Educação no Amapá, nasceu na cidade de Alenquer (PA) em 30/08/1926, filha de Manoel José Nina da Costa e Ildebrandina de Oliveira Nina. 
Professora Nancy viveu sua infância em Alenquer e iniciou seus primeiros estudos na cidade de Óbidos (PA) cursando o primário no Colégio São José, e em seguida  formou-se como Normalista no Colégio Interno Santa Clara, em Santarém (PA). Depois de formada, e como o recém-criado o Território Federal do Amapá necessitava de professores, Nancy Nina foi para o Amapá. E o então governador Janary Nunes a contratou designando para atuar no município de Oiapoque, onde ela conheceu o agente estatístico da Divisão de Geografia e Estatística hoje IBGE, Antônio Rodrigues da Costa Junior com quem se casou em 13/06/1949. Dos quatro filhos do casal, três nasceram no Oiapoque: Antônio Manoel, Toninho Costa, Aroldo Mário e Aníoce Maria. Ayrton Mauro Nina da Costa, o caçula, nasceu em Belém".
Professora Nancy participou do Curso de Aperfeiçoamento para o Ensino Médio - C.A.D.E.S na área de  Geografia, onde poderia atuar nas quatro séries do Ginasial; aprimorou-se também no Ensino Rural,  em Psicologia e fez o Curso de Aperfeiçoamento para exercer o Ensino Primário e Ensino Médio. Depois de ter feito especialização pela CADES, teve melhoria salarial.
Retornando para Macapá, a família Nina da Costa fixou residência na Avenida Mendonça Furtado, atrás de Cemitério N. S. da Conceição, no bairro Central.  Nesse período os filhos de Nancy já estavam na pré-adolescência e adolescência e aí o controle era maior. A educadora não se prendia somente à sala de aula; ela gostava das atividades lúdicas e da cultura, tanto que criou um grupo folclórico no Bairro Central denominado "Canarinho", que na época junina ia de casa em casa tocando. "Tinha seu Amilar que tocava o banjo e cavaquinho", relembram os filhos.
O lazer da família era o cinema, nessa época Cine João XXIII. Para as festinhas tinham que "fugir", pois o controle era rígido.  Dos quatros filhos foram gerados 12 netos e duas bisnetas.
Professora Nancy Nina da Costa era uma educadora voltada pela melhoria do ensino no Amapá. Tanto que ao ser nomeada Chefe do Ensino Primário da Divisão de Educação e Cultura do Amapá, não se prendia ao gabinete, ela acompanhava "in loco" a situação das escolas e dos professores nos municípios interioranos. Foi contemporânea das professoras: Ibéria, Risalva Freitas do Amaral, Silvia Del'Castillo,  Maria Alves de Sá, Ana Alves de Oliveira, Maria das Dores Correia, Raimunda Virgolino, entre outras...
A dedicação e o amor à educação levou Nancy Nina da Costa a ultrapassar em dez anos a mais, o limite de sua aposentadoria. Em paralelo desenvolvia outras atividades. 
A aposentadoria obrigatória tirou muito do ânimo e a vitalidade da professora Nancy. Sua filha Aníoce relata que parecia que em um mês ela envelheceu dez anos. "Ela se aposentou pela obrigatoriedade. Infelizmente a sua morte foi proveniente de um câncer no estômago, foi rápido entre o diagnóstico e o óbito. Ela foi internada no dia 1º e no dia 11/09/2007 , veio a falecer aos 81 anos".
Foi educadora nos antigos Grupos Escolares: Barão do Rio Branco (1965), onde também exerceu a direção; na Diretoria de Ensino Primário da Divisão de Educação do ex-Território Federal do Amapá (1965); Secretária do Grupo Escolar anexo à Escola Normal (1964); Vice-diretora do Colégio Amapaense, (1974); Diretora da Escola de Primeiro Grau Coaracy Nunes (1976).
Texto reproduzido, com adaptações, do blog da Tribuna Amapaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...