quarta-feira, 24 de julho de 2013

Primeira aeronave do Governo do ex-Território Federal do Amapá.

Esta foi a primeira aeronave do Governo do ex-Território Federal do Amapá.
Segundo depoimento do (*)Sr. Arlindo Oliveira, mecânico de aeronaves, em atuação naquele período, era um avião modelo Beechcraft Bonanza V36, de fabricação americana. Chegou em Macapá, procedente do Rio de Janeiro, no dia 11 de julho de 1951 às 12h30m, sob o comando do piloto Carlos Hanson trazendo como co-piloto o Tenente Antônio Guerreiro. O pouso foi feito na pista improvisada que ficava na atual Procópio Rola, numa área que compreende as avenida FAB e Raimundo Álvares da Costa, abrangendo o espaço hoje ocupado pela Prefeitura de Macapá, prédio do Hemoap e Palácio do Governo, além de toda a área, hoje destinada ao bloco de secretarias do governo do Estado, desde a Leopoldo Machado até a Rua General Rondon. O Hangar ficava onde hoje é Av. Procópio Rola.
(*) Arlindo Oliveira - Mecânico de Aeronaves - Pioneiro da aviação no Amapá, está aposentado, vive em Macapá; aos 82 anos de idade, tem muita história pra contar. Reportagem do jornalista Édi Prado Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...