sexta-feira, 26 de julho de 2013

Concentração em frente ao prédio dos Correios e Telégrafos

Concentração em comemoração ao dia 7 de setembro de 1954, na Av. Coriolado Jucá, em Macapá, em frente aos Correios na Praça Barão do Rio Branco.
Foto tirada do alto de um aparelho de educação física que existia na praça, hoje desativado.
Foto tirada do alto da sede de Correios e Telégrafos, na Praça Barão do Rio Branco.
As fotos acima registram, em dois ângulos diferentes,  as concentrações em frente à sede do Correios e Telégrafos, no ano de 1954, para o hasteamento da bandeira, no mastro do sapo.
Os participantes estão perfilados na praça, vendo-se atrás o Palanque Oficial, em madeira, montado na rua Iracema Carvão Nunes, que divide a praça ao meio e termina no portão dos fundos da residência governamental, local em que eram realizados os desfiles. 
Ao fundo das imagens o prédio do então Grupo Escolar Barão do Rio Branco e seus anexos.
Nos primeiros anos do Território Federal do Amapá, que foi criado em 13 de setembro de 1943, os desfiles cívicos e escolares, eram realizados na Praça Barão do Rio Branco, com a participação maciça dos grupamentos da Guarda Territorial, Escoteiros e comunidade estudantil.
Posteriormente, foram transferidos para a Av. FAB, em frente ao Barão do Rio Branco e, depois para a Praça da Bandeira.
(Post repaginado em 26/07/2013)

2 comentários:

  1. João, como se vê, sempre retorno à minha querida Praça do Barão, com fragmentos da minha memória. Tu és o responsável, mas vamos lá: a praça sempre foi palco de grandes eventos e comemorações como os desfiles, comícios e shows. Mas o que vai sempre ficar gravado em minha mente foi a realização do Congresso Eucarístico Nacional - de saudosa lembrança- na praça à noite. Na realidade o Congresso teve como sede Belém, mas fizeram um desdobramento em Macapá. Ainda hoje lembro do hino oficial de abertura e encerramento do Congresso. Agora mudando o foco. Provavelmente a Praça do Barão foi a primeira a ter quadras de basquete e volei e aqueles brinquedos altos de ferro que subíamos através de escadas brincando "pega" na época do primário. Outro foco: começo fazendo uma perguntinha besta. Por quê os desfiles cívicos naquele periodo eram realizados na frente dos Correios? Vou deixar a pergunta no ar. Sapiranga!

    ResponderExcluir
  2. João, as concentrações cívicas em frente aos Correios se refere a questão do mastro. No inicio dos anos 50 o único mastro em praça pública ficava na Praça do Barão, na frente do correio. Era um mastro personalizado sobre um pedestal em cujo lado da praça tinha um pequeno lago e no seu centro um sapo que originalmente era uma fonte. Do lado oposto, era a calçada da praça onde ocorriam as concentrações e o hasteamento do pavilhão nacional. Lembro-me que, com grande alegria, eu esperava essas datas cívicas 7/09) para apreciar o hasteamento e o
    desfile. Dá para ver também, na foto, na parte superior direita uma casa branca, com várias janelas. Se não estou enganado era aí que morava o Cel. José Serafim e depois seus descendentes. Como é sabido, o Cel. J. Serafim deu nome a rua que fica logo atrás (Tiradentes). A tradição da comunidade não foi respeitada. Amigo, até a próxima.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...