terça-feira, 15 de abril de 2014

Do Fundo do Baú: Pioneiros do Amapá

Em 5 de dezembro do ano passado, postei essas fotos que foram compatilhadas pelo amigo Adriano Monteiro, em sua página no Facebook.
E hoje, no Facebook do historiador Nilson Montoril, encontrei parte de uma história, diretamente relacionada com essa família de pioneiros do Amapá.
Razão pela qual estou repaginando e reeditando aquele post.
Eis as explanações do Nilson: "Essa fotografia, tirada no pátio da casa nº 273, da Avenida Mendonça Furtado, lado esquerdo de quem vai do Largo do Inocentes no sentido do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, entre as Ruas Tiradentes e General Rondon, mostra quatro pessoas da minha família. Vemos, sentados, tia Jesuína e tio Teodorico. Em pé, Anita e Adriano. Esposa, marido, filha e neto. Só, que o Adriano não é filho da Francisca Anita e sim da outra Francisca, maior do que a retratada, que nós chamávamos de Chiquinha. Verdade, mas o casal é formado por primos. Tia Jesuína era filha do Major Fiscal de Mazagão, Antônio Torquato de Araújo. Teodorico era sobrinho do major e tinha uma irmã chamada Ana Cecília. Os dois nasceram em Cascavel, no Estado do Ceará e vieram morar com o tio depois que seus pais faleceram. Ana Cecília tinha uns 16 anos, aproximadamente. Teodorico era um pouco mais velho, cerca de 18 anos. Jesuína beirava os 15 anos. O major tinha ficado viúvo de sua primeira esposa e resolveu casar com Ana Cecília, sua sobrinha. Ciente de que Teodorico e Jesuína estavam namorando, o major decidiu promover o casamento dos dois. Assim, o Major Torquato ficou sendo tio e marido de sua sobrinha e tio, cunhado e sogro do sobrinho. Jesuína passou à condição de enteada da prima, esposa do primo e sobrinha do pai. Tio Teodorico ficou sendo sobrinho, cunhado e genro do tio. Minha saudosa tia Jesuína era um amor de pessoa, sempre alegre e fraterna. Ela era irmã por parte de pai do meu pai, Francisco Torquato de Araújo, que era primo e cunhado do tio Teodorico. Minha avó Ana Cecília era mãe e prima em segundo grau do meu pai. Você entendeu a enrolada? Ainda tem mais detalhes, mas por enquanto basta o que escrevi."(Nilson Montoril de Araújo)
Nesta segunda foto as tias Nair e Anita Monteiro.
Post repaginado e reeditado em 15 de abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...