quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Em memória do Dr. Nilde Ceciliano Santiago: Ele também passou pelo Amapá

Há 78 anos nascia em Cuiabá, Mato Grosso, Nilde Ceciliano Santiago. Foi dia 26 de novembro de 1937. Era uma sexta-feira no mundo. Muito jovem, ainda, foi para o Rio de Janeiro, onde estudou e formou-se em Zootecnia, na Universidade Rural do Rio de Janeiro. Lecionou por algum tempo na mesma universidade.
Chegou em Macapá em junho de 1974, como diretor do Projeto Rondon do Campus Avançado, como representante do reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Foi representante do ministro do interior, Maurício Rangel dos Reis e passou a ser membro do Conselho Territorial do Amapá. Foi nomeado presidente. 
Foi também presidente do Rotary Clube de Macapá; do Esporte Clube Macapá, e venerável mestre da loja maçônica Duque de Caxias      além de Presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá no período de 86/87.
Assumiu a Secretaria Municipal do Serviço Público (88-89); membro efetivo do Conselho da Aster Amapá; diretor presidente do Conselho Técnico Agropecuário e diretor da Codeagra, em 89. Foi o idealizador do Parque Zoobotânico e do projeto de mini-hotéis de Mazagão, Calçoene, Amapá e Oiapoque.
Na política exerceu o cargo de vereador de Macapá por duas vezes nas legislaturas de 82 e 90, pelos partidos PDS, PFL e PL. 
Foi eleito deputado estadual constituinte do Amapá, pelo PL, sendo o presidente da Comissão de Justiça e Redação da Assembleia Legislativa e Relator Geral da Constituição do Estado do Amapá.
Em 1996, Nilde Santiago candidatou-se à Prefeitura de Itaubal, saindo-se vitorioso.

Nilde Ceciliano Santiago faleceu e foi sepultado na Capital amapaense no dia 14 de junho de 2005.

(Atualização em 23/06/2022)
Fonte: Revista Perfil do Amapá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...